
Montenegro: Detenção de ex-deputado luso em Macau exige "algum recato"



A visita oficial do primeiro-ministro Luís Montenegro à China e ao Japão centrou-se no fortalecimento das relações económicas e na atração de investimento.
Em Pequim, Montenegro reuniu-se com o Presidente chinês, Xi Jinping, e com o seu homólogo, Li Qiang, onde recordou o importante investimento chinês em Portugal durante a crise financeira, sublinhando que o país se apresenta agora como um parceiro "confiável e confiante".
O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) da China em Portugal atingiu um valor recorde de 3,96 mil milhões de euros em 2024, um aumento de 9,3% face a 2023, marcando 14 anos consecutivos de crescimento. Entre os principais investimentos destacam-se a fábrica de baterias da CALB em Sines, num valor de dois mil milhões de euros, e a presença da China Three Gorges no setor das energias renováveis e do grupo Fosun nas finanças e saúde. Um dos pontos centrais da visita foi o reforço do papel de Macau como plataforma para aprofundar a cooperação económica.
Montenegro expressou o desejo de envolver a Região Administrativa Especial para explorar oportunidades em áreas como energias renováveis, veículos elétricos, baterias, armazenamento de energia, tecnologias 5G e inteligência artificial.
Macau já representa 90% do investimento direto português na China, totalizando quase 1,1 mil milhões de euros em 2023.
Apesar do forte investimento chinês, o primeiro-ministro pretende também reequilibrar a balança comercial, abrindo portas para que mais empresas portuguesas, nomeadamente dos setores agroalimentar e vinícola, entrem no mercado chinês.
A agenda em Macau incluiu um encontro com o chefe do Executivo, Sam Ho Fai, uma visita à Escola Portuguesa e uma receção à comunidade local. Após a China, a visita prosseguiu para o Japão, com encontros agendados em Tóquio e Osaca. A agenda incluía uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e com a Federação Empresarial Japonesa (Keidanren), com o intuito de atrair mais investimento para Portugal.
Está em estudo uma parceria na área do espaço. A deslocação terminaria em Osaca com uma visita ao Pavilhão de Portugal na Expo 2025.
Artigos
24























Mundo
Ver mais
Papa critica perda de multilateralismo da ONU e ganância dos mais ricos
O Papa Leão XIV deixou críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) e às crescentes diferenças entre ricos e pobres, promovidas pelas grandes empresas, na primeira entrevista concedida desde que foi nomeado

Roménia chama embaixador russo após violação do espaço aéreo
A ministra romena dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que o embaixador russo em Bucareste foi convocado após a intrusão de um drone russo no espaço aéreo romeno.

Lista de português foi a mais votada nas eleições em Macau
A lista encabeçada pelo deputado português José Pereira Coutinho foi a mais votada nas eleições por sufrágio direto para o parlamento de Macau, que decorreram hoje, segundo dados oficiais.

Número dois do Vaticano à Renascença. "Evacuar Gaza e deslocar palestinianos é uma opção que criticamos"
O Secretário de Estado da Santa Sé revela ter recebido garantias do Presidente de Israel de que a comunidade cristã em Gaza "seria respeitada" na operação a desencadear pelas forças israelitas. Em entrevista à Renascença registada na Nunciatura Apostólica em Lisboa, o número 2 do Vaticano insiste na solução dos dois Estados - Israel e Palestina e adverte que retirar os palestinianos de Gaza "criará novos problemas".