Luís Montenegro participa no primeiro dia de campanha de Marques Mendes para as presidenciais



O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, participa este domingo no primeiro dia da campanha oficial para as eleições presidenciais, juntando-se a um almoço com o candidato Luís Marques Mendes na Batalha, distrito de Leiria. O evento, marcado para as 13:00 na Expo Salão Batalha, é a segunda ação de campanha do candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP.
O dia de Marques Mendes começou com uma visita ao mercado das Caldas da Rainha e terminará com uma ação em Vila Nova de Gaia, no Porto.
Este apoio de Luís Montenegro não é inédito. A 10 de dezembro, o líder do PSD, juntamente com o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, já tinha estado presente na apresentação de um livro sobre o percurso de Marques Mendes em Lisboa. O apoio formal do PSD à candidatura foi aprovado no final de maio, enquanto o CDS-PP oficializou o seu apoio em novembro. Luís Marques Mendes, de 68 anos, tem um longo percurso político, tendo sido deputado, secretário de Estado, ministro e líder do PSD. Anunciou a sua candidatura a Presidente da República a 6 de fevereiro, dia em que entregou o seu cartão de militante do partido.
A campanha eleitoral para as presidenciais decorre entre 4 e 16 de janeiro. As eleições estão marcadas para 18 de janeiro de 2026 e contam com um número recorde de 11 candidatos.
Além de Marques Mendes, concorrem Gouveia e Melo, António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.
Caso nenhum candidato obtenha mais de metade dos votos, a segunda volta realizar-se-á a 8 de fevereiro entre os dois mais votados.
Esta é a 11.ª eleição presidencial em Portugal desde 1976.


















