
Participação de Luís Montenegro na campanha autárquica



A participação de Luís Montenegro na campanha para as eleições autárquicas será marcada pela conciliação entre a sua agenda de primeiro-ministro e a de líder do PSD.
Segundo fontes social-democratas, não existirá um modelo fixo para a sua presença, que poderá variar entre vários eventos partidários num só dia e a ausência noutros.
Exemplo disso foi a sua participação em iniciativas em Torres Vedras e Lisboa após um debate quinzenal no parlamento. A sua agenda inclui eventos em Coimbra, Esposende e nos distritos de Aveiro e Viseu.
No entanto, noutros dias, a campanha será protagonizada por outras figuras do partido, como Sebastião Bugalho e Hugo Soares.
A sua agenda de chefe de governo também o levará a ausentar-se, como na deslocação a Copenhaga para um Conselho Europeu informal. Para estas eleições, o PSD apresenta-se a votos em quase todos os 308 municípios, com exceção de cinco. O partido concorre sozinho em 137 autarquias e em mais de 150 coligações.
A novidade são os acordos com a Iniciativa Liberal (IL), mantendo-se a ausência de coligações pré-eleitorais com o Chega. Das coligações, 113 são apenas com o CDS-PP, seis apenas com a IL, 16 com os três partidos e 18 incluem outras forças políticas.
Os social-democratas apoiam ainda 11 candidatos independentes, incluindo figuras como Isaltino Morais em Oeiras, a ex-autarca da CDU Maria das Dores Meira em Setúbal, e o antigo líder do PSD, Pedro Santana Lopes, na Figueira da Foz.
O PSD candidata 48 mulheres à presidência de câmara (cerca de 15% do total). Devido à lei de limitação de mandatos, 19 autarcas não se podem recandidatar, entre os quais se destacam os de Cascais, Braga e Aveiro.
O principal objetivo traçado por Luís Montenegro é recuperar a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), o que implica superar o PS, que atualmente lidera em mais 35 câmaras. Este objetivo surge após uma inversão de tendência nos resultados de 2021, quando o PSD, sob a liderança de Rui Rio, conquistou 114 autarquias e reduziu a diferença para os socialistas.
Artigos
21




















Política
Ver mais
Na corrida para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, conheça os candidatos, os números do concelho e os resultados das últimas eleições autárquicas, que se realizaram em 2021.

REVISTA DE IMPRENSA || Fim da medida deverá traduzir-se numa subida dos preços da gasolina e do gasóleo

“Renunciei ao mandato, farto deste massacre. Mas continuarei a lutar”, diz Eduardo Vítor Rodrigues, que se vai voltar a sentar no banco dos réus por causa de outro processo em que foi acusado.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A deputada do Chega, Rita Matias, chegou esta segunda-feira a acordo no Tribunal Cível de Lisboa com os pais de uma das crianças cujo nome divulgou num vídeo partilhado nas redes sociais. O entendimento prevê a remoção de todas as referências — em áudio e texto — ao nome do menor, evitando assim a aplicação […] O Artigo Rita Matias obrigada a retirar referências ao nome de criança o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.