
Moreira acusa Pinto Luz de "Portofobia"



A controvérsia entre o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, intensificou-se com o autarca a acusar o governante de 'portofobia' e 'centralismo'. Numa carta enviada a Pinto Luz, datada de quarta-feira, Rui Moreira expressou surpresa com as recentes declarações do ministro, afirmando que a cidade 'não se verga' ao 'poder central'. O conflito centra-se na gestão e transferência do projeto do metrobus para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
Moreira rejeita a acusação de 'radicalismo', argumentando que apenas exige 'as garantias necessárias' para a transição.
Segundo o autarca, o município do Porto e os outros cinco acionistas da STCP não aceitarão assumir o ónus de um projeto complexo, com sucessivos atrasos por parte da Metro do Porto e cuja viabilidade técnica e operacional ainda não foi comprovada. A transferência está dependente de um memorando de entendimento quadripartido que, na versão atual, representaria um 'endosso do projeto sem qualquer garantia'. Por seu lado, Miguel Pinto Luz, falando à margem de um evento na Maia na terça-feira, declarou que o Governo manteria a 'higiene democrática' e não se 'imiscuiria' no tema, para não 'condicionar' o debate público em período pré-eleitoral.
O ministro atribuiu o impasse a uma 'posição pública absolutamente radical' de Rui Moreira, que estaria a impedir a prossecução do projeto. Rui Moreira, que já em julho tinha afirmado que deixaria o assunto para o próximo executivo, contra-argumenta que a sua posição reflete a saturação da população do Porto com as 'campanhas de propaganda' da Metro do Porto, empresa tutelada pelo ministério. No final do seu mandato, o autarca acredita que o seu sucessor defenderá os interesses da cidade com o mesmo 'entusiasmo' e 'não terá medo de ser apontado como força de bloqueio' quando estes estiverem em risco.
Artigos
12











Política
Ver mais
PCP questiona Governo sobre "situação de fragilidade" de centro de saúde em Coimbra

Vereação de Moedas recusa levar a votos regulamento de AL
O PS queria que o regulamento municipal do Alojamento Local (AL) fosse votado esta quarta-feira, naquela que é a última reunião da Câmara de Lisboa agendada até às autárquicas. O executivo de Carlos Moedas recusou. Socialistas temem que se abra “vazio legal” que vai possibilitar atribuir novas licenças O conteúdo Vereação de Moedas recusa levar a votos regulamento de AL aparece primeiro em Visão.

Candidatura IL a Ermesinde com António Pinheiro
Sou candidato à Junta de Freguesia de Ermesinde por amor à terra onde nasci, cresci e vivo. A nossa cidade tem sido esquecida: problemas simples... O conteúdo Candidatura IL a Ermesinde com António Pinheiro aparece primeiro em .

Candidatura BE a Ermesinde com Luís Alves
Os centros urbanos parecem ser cada vez menos das pessoas. Nascemos, crescemos e vivemos numa cidade, mas é cada vez mais difícil ficar, com a... O conteúdo Candidatura BE a Ermesinde com Luís Alves aparece primeiro em .