Biatleta norueguês Sivert Guttorm Bakken encontrado morto em Itália aos 27 anos



O biatleta norueguês Sivert Guttorm Bakken, de 27 anos, foi encontrado morto esta terça-feira num quarto de hotel em Lavazè, Itália.
A notícia foi confirmada pela Federação Norueguesa de Biatlo, que adiantou que a causa da morte ainda é desconhecida e está a ser investigada pelas autoridades italianas. A secretária-geral interina da federação, Emilie Nordskar, expressou que os pensamentos da organização estão com a família e entes queridos do atleta, assegurando a cooperação com as autoridades locais para o esclarecimento das circunstâncias.
Em comunicado, a federação informou ainda que está a ser prestado acompanhamento psicológico aos atletas e familiares, e que os colegas de equipa de Bakken pediram respeito pela sua privacidade neste momento de luto. Para homenagear o atleta, foi agendada uma missa aberta ao público na Igreja de Lillehammer, que contaria com a presença da sua equipa.
A carreira de Bakken, considerado um dos nomes mais promissores da sua geração, tinha sido marcada por um regresso recente à competição em 2024, após uma interrupção forçada em 2022 devido a um problema cardíaco. Pouco antes da paragem, em 2022, Bakken tinha alcançado um dos pontos altos da sua carreira ao vencer a Taça do Mundo em Oslo-Holmenkollen. No último fim de semana, participou na prova da Taça do Mundo em Grand-Bornand, França, e tinha como objetivo competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.











