Dona Lurdes: O Adeus à Guardiã da Tradição Portuense e do Boavistão



Faleceu, aos 76 anos, Maria de Lurdes de Jesus Guedes, a icónica proprietária da Tasca da Badalhoca, no Porto. Conhecida por todos como Dona Lurdes, era a alma do estabelecimento da Rua Dr. Alberto de Macedo, que geria há seis décadas, desde que ali começou a trabalhar em 1965, com apenas 17 anos.
Sob a sua gerência, a tasca transformou-se num símbolo da cidade, um ponto de paragem obrigatório para apreciar as suas famosas sandes de presunto, acompanhadas pelo tradicional vinho Espadal.
Mais do que um estabelecimento comercial, a Badalhoca tornou-se um verdadeiro santuário para os adeptos do Boavista FC, clube do qual Dona Lurdes era uma fervorosa apoiante.
O espaço servia de ponto de encontro para adeptos, jogadores e figuras ligadas ao clube.
A sua dedicação ficou imortalizada em 2001, quando, para celebrar o único título de campeão nacional do Boavista, ofereceu comida e bebida a todos os presentes.
Este amor ao clube foi reconhecido oficialmente pelo Boavista FC, que a homenageou em 2023.
A notícia do seu falecimento foi confirmada pela gerência do espaço através das redes sociais.
Em sinal de luto, a tasca encerrou mais cedo no dia 30 de outubro e permaneceu encerrada durante todo o dia 31. O velório realizou-se na Capela da Igreja Velha de Ramalde na quinta-feira, dia 30, estando o funeral marcado para a sexta-feira seguinte.
Artigos
6Local
Ver mais
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais para o quadriénio 2025-2029 realizar-se-á a partir das 17h00, na Gare Marítima de Alcântara, com a posse dos 17 eleitos para a Câmara de Lisboa e dos 75 deputados da Assembleia Municipal, em que se incluem os 24 presidentes de juntas de freguesia.

O espírito natalício está já a espalhar-se pelos vários municípios portugueses. Este fim de semana, chega a Palmela, com o programa “Viva o Natal no Município de Palmela”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com várias associações locais. Durante quase dois meses, entre 14 de novembro e 6 de janeiro de 2026, o […] O conteúdo Palmela vai celebrar o Natal com mercados temáticos e um presépio vivo aparece primeiro em NiT.

A intervenção que a Câmara Municipal está a levar a cabo no sentido de melhorar a acessibilidade para pessoas com...

Almada celebra o outono com música, tradição e castanhas. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Magusto no Solar dos Zagallos reúne música, tradição e convívio em Almada


