
Óbito/Jardim Fernandes: Marcelo assinala “notável trajetória política” do ex-líder do PS Madeira



Emanuel Vasconcelos Jardim Fernandes, figura histórica do Partido Socialista e uma das personalidades mais importantes da política madeirense, faleceu aos 81 anos.
Nascido a 21 de janeiro de 1944 no Seixal, concelho do Porto Moniz, era advogado de profissão e dedicou mais de quatro décadas da sua vida ao serviço público e à defesa dos valores democráticos na Região Autónoma da Madeira. A sua carreira política é indissociável da fundação do PS-Madeira, partido que liderou durante cerca de 15 anos e do qual foi um dos principais rostos desde o início.
A sua influência estendeu-se por vários palcos parlamentares: foi deputado à Assembleia Legislativa da Madeira, integrando a primeira assembleia em 1976, serviu como deputado na Assembleia da República e foi eleito para o Parlamento Europeu, onde esteve entre 2004 e 2009.
A sua carreira incluiu ainda o cargo de vereador.
Era conhecido pela sua proximidade a figuras nacionais do PS, como Mário Soares e Manuel Alegre.
A notícia do seu falecimento gerou uma onda de pesar na região.
O PS-Madeira manifestou-se consternado com a sua partida.
O Governo Regional da Madeira, através do seu presidente Miguel Albuquerque, emitiu uma nota de profundo pesar, assim como a presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, que destacou o seu legado na defesa das suas convicções. Emanuel Jardim Fernandes é recordado como uma figura respeitada que deixou uma marca indelével na vida cívica e política da Madeira.
Artigos
8







Política
Ver mais
Chega e PS propõem medidas para a lã - Jornal Reconquista
Benefícios fiscais, criação de um selo de certificação e cursos para tosquiadores são algumas das medidas sugeridas.

Lula em mensagem dirigida a Trump: "A plantar comida e não-violência"
O presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou preferir plantar comida a ódio e violência, numa mensagem dirigida a Donald Trump, que acusa de se recusar a dialogar com o Brasil sobre as sanções tarifárias.

Greve? IPMA diz que "cumpriu escrupulosamente" obrigações nos Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclareceu hoje que "cumpriu escrupulosamente" as obrigações dos serviços mínimos relativamente à greve de sexta-feira dos observadores meteorológicos nos Açores.

Marques Mendes demarca-se de Gouveia e Melo e diz que o tempo é de união
O candidato presidencial Luís Marques Mendes demarcou-se hoje do seu adversário Gouveia e Melo na questão dos incêndios, advertindo que perante a tragédia "a missão de um líder é unir e não dividir".