menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Morreu Cecilia Giménez a autora do restauro mal sucedido do Ecce Homo

Cecilia Giménez, a mulher que se tornou mundialmente famosa pela sua tentativa mal sucedida de restaurar o fresco 'Ecce Homo' em Borja, morreu aos 94 anos. A sua intervenção, inicialmente vista como um desastre, transformou a obra e a cidade num fenómeno global.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Cecilia Giménez, autora do controverso restauro do "Ecce Homo" no Santuário da Misericórdia de Borja, em Saragoça, faleceu aos 94 anos.

A notícia foi confirmada pelo autarca da cidade, Eduardo Arilla, que a descreveu como uma "pessoa muito querida", de "imensa bondade" e que conseguiu suportar com força a pressão mediática que se seguiu ao fenómeno.

A obra do século XIX, da autoria de Elías García, encontrava-se em deterioração quando, em 2012, Giménez, com boa vontade mas sem autorização, decidiu intervir.

O resultado desastroso da sua tentativa de restauro rapidamente se tornou viral, gerando uma onda de reações a nível mundial e colocando a pequena cidade espanhola no centro das atenções internacionais.

O que começou por ser um desastre artístico transformou-se num inesperado sucesso turístico e cultural.

Desde 2012, mais de 200.000 pessoas de todo o mundo visitaram Borja para ver a pintura, com a cidade a receber mais de 10.000 visitantes anualmente.

Este fenómeno cultural inspirou um documentário, "Mis Ecce Homos", e uma ópera intitulada "Behold the Man", estreada no Arizona.

Segundo o autarca, as receitas geradas pela venda de bilhetes e artigos promocionais relacionados com o "Ecce Homo" foram utilizadas para cobrir os custos da residência de Cecilia Giménez no Lar de Sancti Spiritus, onde faleceu ao lado do seu filho, também ele residente na instituição. O funeral está marcado para terça-feira, na Igreja de Santa María, em Borja.

Artigos

9
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones