menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

James Watson: O Legado Controverso do Pioneiro do ADN

O geneticista James Watson, laureado com o Prémio Nobel pela codescoberta da estrutura do ADN, morreu aos 97 anos, deixando um legado científico monumental que foi, no entanto, ensombrado por controvérsias no final da sua vida.
News ImageNews ImageNews Image

O biólogo e geneticista norte-americano James Watson morreu na quinta-feira, em Nova Iorque, aos 97 anos.

A notícia foi confirmada pelo laboratório Cold Spring Harbor, que o próprio fundou, e pelo seu filho, não tendo sido adiantada uma causa específica para a morte.

Watson ficou para a história da ciência pela sua participação na descoberta da estrutura em dupla hélice da molécula de ADN, o que lhe valeu, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins, o Prémio Nobel da Medicina em 1962. Tinha apenas 25 anos quando fez a descoberta que viria a definir o rumo da ciência moderna.

Para além do seu trabalho pioneiro sobre o ADN, Watson foi professor na Universidade de Harvard e dirigiu o Projeto Genoma Humano, que mapeou os mais de 20 mil genes encontrados nos cromossomas humanos.

Em Portugal, a sua contribuição foi recordada por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, que o evocou como uma "figura incontornável da ciência". Watson foi o primeiro presidente do Conselho Científico da fundação, tendo sido fundamental na definição do seu modelo de funcionamento, que aposta na ligação entre a investigação e a prática clínica. Beleza afirmou que a fundação estará "para sempre em dívida com James Watson" e que este "é parte do ADN da Fundação".

Contudo, a carreira de Watson foi manchada por diversas polémicas.

Nos últimos anos da sua vida, o cientista foi ostracizado pela comunidade científica devido a comentários considerados sexistas e racistas.

A controvérsia mais notória surgiu quando atribuiu à genética as diferenças raciais verificadas em testes de QI.

Como consequência, demitiu-se do cargo que ocupava no laboratório Cold Spring Harbor e, anos mais tarde, leiloou a sua medalha do Nobel.

Artigos

10

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
Cristal de prata pode transformar nuvens em chuva

A semeadura de nuvens é usada há algum tempo. Mas novos progressos podem fazer chover quando queremos muito em breve — e isso pode alterar o mundo como o conhecemos. E se fosse possível fazer chover quando queremos? Num novo estudo, investigadores da TU Wien (Universidade de Tecnologia de Viena) mapearam como o iodeto de prata inicia a formação de gelo à escala atómica. O número-chave é 24,8 graus Fahrenheit, ou -4 graus Celsius— uma temperatura à qual o iodeto de prata consegue iniciar o congelamento em nuvens super-arrefecidas. A semeadura de nuvens adiciona pequenas partículas de iodeto de prata

Source LogoZAP Notícias
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones