A Beleza como Fardo: O Legado Trágico de Björn Andrésen



O ator sueco Björn Andrésen morreu aos 70 anos.
A notícia foi confirmada pelo realizador Kristian Petri, que correalizou com Kristina Lindstrom o documentário de 2021 'O rapaz mais bonito do mundo'. A causa da morte não foi adiantada, mas Lindstrom referiu que, apesar de saber que o ator estava doente, a notícia foi recebida com 'estupefação'.
Petri descreveu Andrésen como 'uma pessoa corajosa com um carisma e presença incríveis em frente às câmaras'.
Andrésen tinha apenas 15 anos quando foi escolhido pelo realizador Luchino Visconti para o papel do adolescente angelical Tadzio na adaptação cinematográfica de 'Morte em Veneza', em 1971. A sua participação na obra-prima de Visconti valeu-lhe popularidade internacional imediata e o epíteto de 'o rapaz mais bonito do mundo', um elogio do próprio realizador que o perseguiria para o resto da vida.
Contudo, o sucesso precoce revelou-se um fardo.
Em entrevistas e no documentário biográfico, Andrésen criticou a forma como foi tratado, afirmando que a fama 'deu cabo' e 'estragou' a sua vida.
Descreveu sentir-se como 'uma presa atirada aos lobos' ou 'um animal exótico numa jaula'.
Recordou um episódio em que Visconti o levou a um clube gay, onde consumiu álcool para 'anestesiar a sensação de solidão'.
A sua vida foi marcada por sofrimento emocional, depressão, consumo de drogas e tragédias familiares.
Após o filme de Visconti, Björn Andrésen, que também era músico, continuou a trabalhar em cinema e televisão, mas sem alcançar o mesmo nível de sucesso.
Um dos seus papéis mais recentes foi no filme 'Midsommar - O ritual' (2019), de Ari Aster.
O seu percurso ficou assim definido pelo contraste entre a imagem de beleza icónica e uma vida de profundas dificuldades pessoais.
Artigos
9Cultura e Entretenimento
Ver mais
Como qualquer relação de irmãos, nem sempre foram os melhores amigos mas partilham desde a infância a paixão pela representação. O Lucas gostava de fazer de “velhinha” em frente ao espelho da casa de banho e a Laura de vendedora de châmpos durante o banho. Dentro do mesmo mundo seguiram caminhos diferentes e entre a realização e a representação sonham um dia trabalhar juntos. Os irmãos Dutra são os convidados do novo episódio do Geração 90 gravado ao vivo no Tribeca.

Da esquerda à direita, a cultura do cancelamento é uma nova censura? E qual é o efeito do alargamento do espaço público na política e na criação artística? Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel debatem os limites da liberdade de expressão, com a moderação de Ricardo Costa no Tribeca Film Festival 2025

Num episódio ao vivo do Humor À Primeira Vista, gravado no Tribeca Festival Lisboa, Gustavo Carvalho conversa com Guilherme Geirinhas e o humorista e realizador antecipa uma possível quinta temporada do Bom Partido

A última sessão das “Oficinas do Inacontecível” decorre a 16 de novembro, domingo, numa atividade imersiva. O conteúdo Projeto artístico destaca características únicas do Estuário do Sado aparece primeiro em Revela Arrábida.






