menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Manuel Botelho (1939-2025): O Legado de um Mestre Discreto da Escola do Porto

O arquiteto e antigo professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Manuel Botelho, figura marcante da 'Escola do Porto', faleceu aos 86 anos, deixando um legado singular no ensino e na arquitetura portuguesa.
News ImageNews ImageNews Image

O arquiteto e professor Manuel Botelho, que influenciou várias gerações de estudantes, morreu na quarta-feira aos 86 anos.

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde lecionou, lamentou profundamente o seu falecimento, estendendo as condolências à família, amigos e colegas.

Nascido em 1939 na Vila de Rua, concelho de Moimenta da Beira, Manuel Botelho realizou toda a sua formação superior em Itália. Licenciou-se em Teologia Sacra pela Pontifícia Università Gregoriana em 1972 e, posteriormente, em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da La Sapienza, em 1978, sob a orientação de Ludovico Quaroni. Desenvolveu a sua atividade profissional em Portugal, onde se tornou uma figura de relevo no ensino.

Foi docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e na FAUP entre 1985 e 2009, tendo sido também assistente de Fernando Távora. Lecionou nas áreas de Projeto e de Teoria da Arquitetura, sendo descrito pela FAUP como um “docente discreto e atento” que “contribuiu de forma significativa para o entendimento do que hoje se reconhece como a Escola do Porto”. Apesar de a sua obra ser considerada pouco conhecida, é descrita como “vasta e singular”.

O seu trabalho foi reconhecido com distinções importantes, incluindo o Prémio Nacional de Arquitectura Keil do Amaral (Primeiras Obras) em 1989, pela Casa Dr. Barroso Pires. Foi ainda nomeado para o prémio Mies van der Rohe em 1994 e foi finalista do Prémio Secil de Arquitectura em 2002.

O velório de Manuel Botelho realizou-se na quinta-feira, na Igreja das Antas, no Porto. A missa de corpo presente está marcada para as 10h00 de sexta-feira, no mesmo local, seguindo-se o funeral para a sua terra natal, a Vila de Rua, em Moimenta da Beira.

Artigos

6

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Lucas Dutra: “Tenho esse medo de acabar uma novela e não ter depois trabalho, mas é preciso correr atrás. Para ser ator é preciso não desistir”

Como qualquer relação de irmãos, nem sempre foram os melhores amigos mas partilham desde a infância a paixão pela representação. O Lucas gostava de fazer de “velhinha” em frente ao espelho da casa de banho e a Laura de vendedora de châmpos durante o banho. Dentro do mesmo mundo seguiram caminhos diferentes e entre a realização e a representação sonham um dia trabalhar juntos. Os irmãos Dutra são os convidados do novo episódio do Geração 90 gravado ao vivo no Tribeca.

Source LogoSIC
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones