Manuel Botelho (1939-2025): O Legado de um Mestre Discreto da Escola do Porto



O arquiteto e professor Manuel Botelho, que influenciou várias gerações de estudantes, morreu na quarta-feira aos 86 anos.
A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde lecionou, lamentou profundamente o seu falecimento, estendendo as condolências à família, amigos e colegas.
Nascido em 1939 na Vila de Rua, concelho de Moimenta da Beira, Manuel Botelho realizou toda a sua formação superior em Itália. Licenciou-se em Teologia Sacra pela Pontifícia Università Gregoriana em 1972 e, posteriormente, em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da La Sapienza, em 1978, sob a orientação de Ludovico Quaroni. Desenvolveu a sua atividade profissional em Portugal, onde se tornou uma figura de relevo no ensino.
Foi docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e na FAUP entre 1985 e 2009, tendo sido também assistente de Fernando Távora. Lecionou nas áreas de Projeto e de Teoria da Arquitetura, sendo descrito pela FAUP como um “docente discreto e atento” que “contribuiu de forma significativa para o entendimento do que hoje se reconhece como a Escola do Porto”. Apesar de a sua obra ser considerada pouco conhecida, é descrita como “vasta e singular”.
O seu trabalho foi reconhecido com distinções importantes, incluindo o Prémio Nacional de Arquitectura Keil do Amaral (Primeiras Obras) em 1989, pela Casa Dr. Barroso Pires. Foi ainda nomeado para o prémio Mies van der Rohe em 1994 e foi finalista do Prémio Secil de Arquitectura em 2002.
O velório de Manuel Botelho realizou-se na quinta-feira, na Igreja das Antas, no Porto. A missa de corpo presente está marcada para as 10h00 de sexta-feira, no mesmo local, seguindo-se o funeral para a sua terra natal, a Vila de Rua, em Moimenta da Beira.
Artigos
6Cultura e Entretenimento
Ver mais
Como qualquer relação de irmãos, nem sempre foram os melhores amigos mas partilham desde a infância a paixão pela representação. O Lucas gostava de fazer de “velhinha” em frente ao espelho da casa de banho e a Laura de vendedora de châmpos durante o banho. Dentro do mesmo mundo seguiram caminhos diferentes e entre a realização e a representação sonham um dia trabalhar juntos. Os irmãos Dutra são os convidados do novo episódio do Geração 90 gravado ao vivo no Tribeca.

Da esquerda à direita, a cultura do cancelamento é uma nova censura? E qual é o efeito do alargamento do espaço público na política e na criação artística? Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel debatem os limites da liberdade de expressão, com a moderação de Ricardo Costa no Tribeca Film Festival 2025

Num episódio ao vivo do Humor À Primeira Vista, gravado no Tribeca Festival Lisboa, Gustavo Carvalho conversa com Guilherme Geirinhas e o humorista e realizador antecipa uma possível quinta temporada do Bom Partido

A última sessão das “Oficinas do Inacontecível” decorre a 16 de novembro, domingo, numa atividade imersiva. O conteúdo Projeto artístico destaca características únicas do Estuário do Sado aparece primeiro em Revela Arrábida.






