O cocriador de Call of Duty Vince Zampella morreu num acidente de carro aos 55 anos



O criador de videojogos Vince Zampella morreu no domingo, 21 de dezembro de 2025, aos 55 anos, vítima de um acidente de carro no sul da Califórnia, Estados Unidos. Zampella conduzia um Ferrari numa autoestrada em Los Angeles quando o veículo se despistou e colidiu com uma barreira de betão, incendiando-se de seguida.
O produtor ficou preso no interior da viatura e morreu no local. No acidente morreu também um passageiro que seguia com Zampella, cuja identidade não foi revelada.
Esta pessoa foi projetada para fora do carro devido ao impacto e, embora tenha sido transportada para o hospital, não sobreviveu aos ferimentos.
As causas do despiste ainda estão a ser investigadas pelas autoridades, que receberam um vídeo do momento gravado por uma testemunha.
Vince Zampella teve um impacto profundo na indústria.
Em 2002, fundou com Jason West o estúdio Infinity Ward, onde criaram a aclamada franquia "Call of Duty", uma das mais bem-sucedidas de sempre, com mais de 500 milhões de cópias vendidas desde 2003.
Em 2009, ambos foram demitidos pela empresa-mãe, a Activision, por alegada violação de contrato, o que resultou num processo judicial que terminou num acordo.
No ano seguinte, Zampella fundou um novo estúdio, a Respawn Entertainment, responsável por títulos de sucesso como "Titanfall", "Apex Legends" e "Star Wars Jedi: Fallen Order".
A empresa foi adquirida pela Electronic Arts (EA) em 2017.
Atualmente, Zampella liderava a equipa responsável pela franquia "Battlefield".
Em comunicado, a EA lamentou a "perda inimaginável", descrevendo Zampella como um "amigo, colega, líder e criador visionário" cujo legado continuará a moldar a indústria para as gerações futuras.













