menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Desafio em Casa: Dia Difícil para Miguel Oliveira em Portimão Contrasta com Domínio de Álex Márquez

O piloto português Miguel Oliveira enfrentou um primeiro dia complicado no Grande Prémio de Portugal de MotoGP, em Portimão, ao falhar o apuramento direto para a fase decisiva da qualificação, num dia dominado pelo espanhol Álex Márquez.
News ImageNews ImageNews Image

Miguel Oliveira (Yamaha) teve um desempenho aquém do esperado no Autódromo Internacional do Algarve.

Na primeira sessão de treinos livres da manhã, o piloto luso não foi além do 20.º lugar. O cenário piorou na sessão de treinos cronometrados da tarde, onde terminou na 22.ª e última posição, a 1,907 segundos do piloto mais rápido.

Este resultado obriga-o a disputar a primeira fase da qualificação (Q1) no sábado, da qual apenas os dois melhores pilotos avançam para a Q2, onde se decidem os lugares cimeiros da grelha de partida.

Em contraste, Álex Márquez (Ducati) dominou ambas as sessões de treinos do primeiro dia.

O piloto espanhol, que já assegurou o vice-campeonato, foi o único a rodar abaixo do minuto e 38 segundos, com o tempo de 1:37,974 minutos.

Na sua esteira ficaram o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) e o espanhol Pedro Acosta (KTM), em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

As condições meteorológicas não favoreceram os pilotos, com alguns aguaceiros durante a tarde a deixarem o asfalto mais frio e escorregadio.

Estas condições pareceram afetar particularmente as motas da Yamaha, já que nenhuma conseguiu o apuramento direto para a Q2.

Para além de Oliveira, Fábio Quartararo foi 14.º, Jack Miller 16.º e Alex Rins 18.º.

A prova em Portimão está marcada por ausências importantes por lesão, incluindo o já campeão de 2025, Marc Márquez (Ducati), o vencedor da edição de 2024, Jorge Martin (Aprilia), e Maverick Viñales (KTM). Niccolò Bulega, vice-campeão de Superbikes e substituto de Marc Márquez, terminou em 17.º.

Nas categorias inferiores, o espanhol Aaron Canet (Fantic) foi o mais rápido em Moto2, e o seu compatriota David Almansa (Leopard) destacou-se em Moto3.

Artigos

13
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones