menulogo
Notícias Agora
user
Close

Iberdrola anuncia a entrada em funcionamento do carregador ultrarrápido mais potente de Portugal

Portugal destaca-se no cenário da inovação energética, com projetos pioneiros que vão desde a mobilidade elétrica ultrarrápida à potencial exploração da energia das ondas, passando pela modernização de infraestruturas públicas para maior eficiência.
News ImageNews ImageNews Image

No campo da mobilidade elétrica, a Iberdrola | bp pulse inaugurou o carregador ultrarrápido mais potente de Portugal, reforçando a posição do país na vanguarda europeia. Localizado numa estação de serviço da bp na saída da A33 para Seixal/Sesimbra, este sistema inovador é o primeiro na Europa com capacidade de 1000 kW, arquitetura distribuída e modular, aberto ao público.

Desenvolvido pela Alpitronic, o carregador pode alimentar simultaneamente quatro veículos, disponibilizando de imediato 600 kW.

Esta instalação representa um marco significativo, superando os carregadores de 400 kW que eram, até então, os mais rápidos da rede da empresa. A Iberdrola | bp pulse, que já conta com mais de 250 pontos de carregamento no país, planeia expandir a sua rede para 600 pontos até ao final de 2025. Paralelamente, Portugal perfila-se para receber uma tecnologia inovadora de produção de energia renovável. A empresa Eco Wave Power, que já opera no porto de Los Angeles com o primeiro projeto de energia das ondas em solo norte-americano, planeia expandir as suas operações. A tecnologia consiste em transformar o movimento das ondas em eletricidade através de estruturas flutuantes.

O projeto visa demonstrar a viabilidade e escalabilidade desta fonte de energia, e Portugal é um dos países, juntamente com Taiwan e Índia, para onde a empresa pretende levar esta solução.

A nível local, a aposta na sustentabilidade e eficiência energética também se manifesta na modernização de infraestruturas públicas. O município de Castro Verde investiu cerca de 50.000 euros na substituição integral do sistema de iluminação do Estádio Municipal 25 de Abril. Os antigos projetores de iodetos metálicos de 2000W foram trocados por 24 luminárias LED de 1200W, uma tecnologia mais eficiente e com menor impacto ambiental. Esta modernização garante uma redução significativa no consumo de energia e nos custos de manutenção, além de diminuir as emissões de CO₂, alinhando a infraestrutura desportiva com as atuais exigências de sustentabilidade.

Artigos

14

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa