
Justiça regressa com casos mediáticos a marcarem os meses de Setembro e Outubro



A reentrada judicial inicia-se com a continuação do julgamento da Operação Marquês, onde o antigo primeiro-ministro José Sócrates, principal arguido entre 21 acusados de crimes como corrupção e branqueamento de capitais, prosseguirá com as suas declarações. Também o processo principal relacionado com a falência do Banco Espírito Santo (BES) será retomado a 8 de setembro, com a audição de mais de 700 testemunhas, num caso que tem o ex-presidente do banco, Ricardo Salgado, como principal arguido. A 15 de setembro, recomeça o julgamento do caso BES Angola (BESA), que envolve Ricardo Salgado e o ex-presidente do BESA, Álvaro Sobrinho, por crimes de abuso de confiança e burla. O mês de setembro contará ainda com a leitura do acórdão do caso de insultos a Gouveia e Melo e Ferro Rodrigues, no dia 17, e com uma possível decisão no processo cível movido pelos cantores Anjos contra a humorista Joana Marques. Para 31 de outubro, está agendada a leitura do acórdão do processo das "golas antifumo", que tem o ex-secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves entre os 19 arguidos. Outubro assistirá também ao início de dois importantes julgamentos: o do agente da PSP acusado do homicídio de Odair Moniz, a 15 de outubro, e o da Operação Lex, que envolve o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e o ex-desembargador Rui Rangel. Outros processos poderão ter desenvolvimentos, como o caso de Duarte Lima, acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, que aguarda gravações do Brasil.
A investigação preventiva à empresa Spinumviva, da família de Luís Montenegro, continua sem desfecho conhecido. Paralelamente, surge a controvérsia do "cartel da banca", após o Tribunal Constitucional ter rejeitado um recurso da Autoridade da Concorrência, anulando coimas de 225 milhões de euros a bancos como a Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta e BES.
O PCP considerou a decisão um "escândalo" e requereu audições parlamentares urgentes sobre o assunto.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Carlo Acutis. Papa canoniza millennial conhecido como influencer de Deus
Conhecido como "o 'influencer' de Deus", Carlo Acutis, um adolescente italiano ávido de internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi hoje canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo.

Trágico acidente em Trás-Âncora: bebé de 1 ano e meio morre asfixiado
A aldeia de Trás-Âncora, em Viana do Castelo, encontra-se em choque após a morte de um bebé de 1 ano e meio, filho de um casal francês… Segundo informações iniciais, o bebé terá asfixiado com uma corda, embora a investigação ainda esteja em curso e todos os cenários permaneçam em aberto. Os primeiros indícios apontam […]

Teletejo está a recrutar novos profissionais para diversas funções
No âmbito da sua expansão, a Teletejo, empresa que investe na competência, profissionalismo e formação dos seus colaboradores procura electricistas, manobradores de máquinas; motoristas de pesados, pedreiros e serventes.

Programa Acessibilidades 360º volta a ser motivo de queixa em Coruche
Uma cidadã de Coruche voltou a expor em reunião de câmara os atrasos e irregularidades nas obras de adaptação da sua habitação, financiadas pelo programa Acessibilidades 360º do PRR. O presidente do município, Francisco Oliveira, garantiu que os problemas serão resolvidos no início de Setembro com acompanhamento técnico.