
MP pede prisão para suspeitos de assaltos em Fátima



O Ministério Público (MP) solicitou, durante as alegações finais no Tribunal de Santarém, a aplicação de pena de prisão efetiva para três dos quatro homens acusados de assaltos a ourivesarias em Fátima. Os arguidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 26 anos, eram inicialmente acusados de dois crimes de roubo agravado e um de detenção de arma proibida. A procuradora do MP retirou a acusação referente a um dos assaltos, datado de 28 de agosto de 2024, por "falta de prova". Contudo, sustentou que "não restam dúvidas" sobre a autoria do assalto ocorrido a 18 de setembro do mesmo ano.
Desta forma, os três arguidos respondem agora por um crime de roubo agravado e um de detenção de arma proibida, sendo que um deles enfrenta ainda duas acusações por condução sem habilitação legal. Um quarto arguido, de 59 anos, relacionado com o aluguer da viatura usada no crime, foi absolvido pelo MP da sua participação.
No assalto dado como provado, os arguidos entraram numa ourivesaria em Fátima e, recorrendo à intimidação com uma arma de fogo e força física, roubaram dezenas de artigos avaliados em aproximadamente 16.500 euros.
Um dos suspeitos apontou uma arma ao proprietário, outro empurrou uma pessoa e o terceiro utilizou um martelo para partir uma vitrina.
A subsequente fuga em direção a Lisboa desencadeou uma perseguição policial que envolveu a PSP e a Polícia Judiciária, culminando com o encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.
Durante a perseguição na ponte, um dos homens tentou livrar-se de um saco contendo provas, como um revólver, munições e os artigos roubados, mas o saco ficou preso na grelha da estrutura.
Os três suspeitos foram detidos após tentarem fugir a pé.
A defesa pediu penas suspensas para dois dos arguidos, irmãos, alegando a ausência de antecedentes criminais de um deles e a possibilidade de reintegração social do outro. A leitura do acórdão está marcada para 29 de setembro.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).