menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Traçado do TGV em Gaia Coloca em Risco Projeto Aeroespacial Único na Europa

Um projeto de investimento de 4,5 milhões de euros, apoiado por fundos europeus, para a construção de motores de foguetões em Vila Nova de Gaia, está ameaçado por uma alteração proposta para o traçado da linha de alta velocidade.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa HyperMetal, localizada na zona industrial de São Caetano, em Vila Nova de Gaia, enfrenta a possibilidade de ter de abandonar um projeto pioneiro na Europa devido a uma alteração no traçado da linha de alta velocidade (TGV). O projeto em causa, orçado em 4,5 milhões de euros e cofinanciado em 40% pelo programa Portugal 2030, visa a instalação de uma máquina de fabrico aditivo de metal de grandes dimensões, que capacitaria a empresa a produzir motores para foguetões para órbitas superiores, semelhantes aos da SpaceX. A ameaça surge da proposta do consórcio AVAN Norte de construir uma estação em Vilar do Paraíso, em vez de Santo Ovídio, o que implicaria demolições na zona industrial onde a HyperMetal se instalou há cerca de um ano e meio. Segundo Afonso Nogueira, diretor-geral da HyperMetal, este investimento tornaria a empresa a maior prestadora de serviços do seu género na Europa e a segunda a possuir um equipamento com esta capacidade, sendo que a outra trabalha em regime de exclusividade para uma empresa de Defesa. O projeto já recebeu uma carta de recomendação da Agência Espacial Portuguesa. A incerteza coloca a empresa perante um dilema: aguardar por uma decisão, arriscando perder o financiamento e os contratos, ou avançar com a instalação da máquina e enfrentar uma eventual deslocalização forçada, com custos financeiros e de paragem de produção que poderiam ser críticos para a sua sobrevivência. Afonso Nogueira relatou que, duas semanas após a aprovação do projeto aeroespacial em setembro, a empresa foi abordada de forma "intimidatória" por um elemento do consórcio, que lhes comunicou que teriam de sair até dezembro.

A dificuldade em encontrar instalações alternativas em Gaia poderá forçar a deslocalização para outros concelhos, com um impacto negativo nos seus trabalhadores "altamente qualificados".

A HyperMetal juntou-se a outras empresas locais para formar a Associação das Empresas da Zona Industrial de São Caetano, que contesta o novo traçado, denunciando a "opacidade" e "chantagem" no processo. O Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) do troço Porto – Oiã, que está em consulta pública até 11 de novembro, prevê um total de 236 demolições, afetando 185 habitações e 45 empresas.

Artigos

7

Economia

Ver mais
News Image
Sindicato acusa SATA Holding de impedir acesso a “informação fundamental” ao futuro da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou hoje a SATA Holding de estar a “impedir o acesso” a “informação fundamental” para o futuro da Azores Airlines, em vez de “criar condições de negociação real”. Em comunicado enviado à agência Lusa, o SPAC denuncia que a SATA Holding “continua a impedir o acesso à […] O conteúdo Sindicato acusa SATA Holding de impedir acesso a “informação fundamental” ao futuro da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
News Image
Consórcio diz que não foi autorizado pela SATA Holding a dialogar com trabalhadores da Azores Airlines

O consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na compra da Azores Airlines, revelou hoje que a SATA Holding não autoriza que discuta com os trabalhadores o projeto estratégico para a empresa de aviação açoriana. Em comunicado enviado à agência Lusa, o agrupamento Newtour/MS Aviation considera “inaceitável a postura bloqueadora” do conselho de administração da SATA Holding, que […] O conteúdo Consórcio diz que não foi autorizado pela SATA Holding a dialogar com trabalhadores da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
News Image
Crise dos chips. Fornecedores automóveis europeus lançam apelo

A crise de chips que ameaça afetar a indústria automóvel está a assumir contornos cada vez mais preocupantes. “Este é um assunto extremamente sensível”, disse Benjamin Krieger, secretário-geral da CLEPA (Associação Europeia dos Fornecedores Automóveis). Depois da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes Automóveis) ter manifestado preocupação, a CLEPA junta-se ao apelo por uma resposta coordenada. […] O post Crise dos chips. Fornecedores automóveis europeus lançam apelo apareceu primeiro em Razão Automóvel.

Source LogoRazão Automóvel
categoryVer categoria completa