menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Google integra novas ferramentas de inteligência artificial no Gmail

A Google anunciou uma profunda renovação do Gmail, integrando um conjunto de funcionalidades de inteligência artificial que prometem transformar a gestão de emails num processo mais inteligente e automatizado, disponibilizando a todos os utilizadores ferramentas que antes eram exclusivas para subscritores.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Google está a implementar uma das mais significativas transformações no Gmail desde a sua criação, com a integração de novas ferramentas baseadas na inteligência artificial Gemini.

O objetivo é tornar a gestão do correio eletrónico mais eficiente, automatizando tarefas e resumindo informações.

Uma das principais novidades é a democratização de funcionalidades que até agora eram pagas, como a ferramenta “Help Me Write” (Ajuda-me a escrever), que permite gerar rascunhos de emails a partir de comandos simples e está agora disponível para todos. Em paralelo, a empresa iniciou testes, de forma limitada nos EUA, de uma nova caixa de entrada dinâmica designada “AI Inbox”.

Esta funcionalidade abandona a tradicional organização cronológica para apresentar tarefas sugeridas, como responder a mensagens ou efetuar pagamentos, e resumos temáticos de conversas.

O sistema aprende com os hábitos do utilizador para priorizar as ações, embora, nesta fase inicial, não permita marcar tarefas como concluídas.

Este teste está restrito a um grupo de utilizadores em contas pessoais do Gmail.

As “Smart Replies” também evoluíram para “Suggested Replies” (Respostas Sugeridas), oferecendo respostas mais personalizadas que imitam o tom e estilo de escrita do utilizador.

Adicionalmente, a funcionalidade “AI Overviews” passa a gerar resumos automáticos no topo de conversas longas para todos os utilizadores, facilitando o acompanhamento de discussões complexas. No entanto, a sua vertente mais avançada, que permite fazer pesquisas na caixa de entrada usando linguagem natural, permanece exclusiva para os subscritores dos planos Google AI Pro ou Ultra. Os planos pagos beneficiam ainda de outras ferramentas exclusivas, como o “Proofread” (Revisão), um corretor avançado que sugere melhorias de gramática, vocabulário e estrutura frásica. A Google assegura que o conteúdo dos emails não é utilizado para treinar os seus modelos de IA e que as novas funcionalidades podem ser desativadas.

A implementação começou nos EUA para utilizadores de língua inglesa, com previsão de expansão para outras regiões e idiomas nos próximos meses.

Artigos

22
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones