menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal em Foco: Exposições Fotográficas Marcam a Agenda Cultural

Diversas exposições fotográficas marcam a agenda cultural em várias cidades portuguesas, oferecendo ao público uma variedade de temas que vão desde o retrato de figuras icónicas da música nacional à paisagem e à requalificação de espaços históricos.
News ImageNews ImageNews Image

Em Lisboa, o MUDE – Museu do Design inaugura em dezembro a exposição “Meu nome António”, dedicada ao cantor António Variações.

A mostra apresenta 85 fotografias da autoria de Teresa Couto Pinto, amiga e fotógrafa do artista, captadas entre 1981 e 1983, incluindo imagens inéditas que deram origem a algumas das representações mais icónicas de Variações. Além do acervo fotográfico, a exposição, com curadoria de Bárbara Coutinho, exibirá peças de vestuário e acessórios usados pelo cantor, estando patente ao público entre 4 de dezembro e 26 de abril.

Noutras regiões do país, a fotografia também está em destaque. Em Sintra, a Quinta da Ribafria acolhe a exposição gratuita “Entre o Passado e o Presente, a perenidade fotográfica do Olhar”, do fotógrafo José Palma, que documenta a requalificação da quinta e está patente até 30 de dezembro. No norte, o Centro de Memória de Vila do Conde exibe, até 14 de dezembro, os trabalhos dos quatro vencedores do Prémio John Goto: André Araújo, Beihua Guo, Maíra Ortins e Polina Schneider, numa mostra integrada na 21.ª edição do Imagens do Real Imaginado. Por fim, em Tomar, o Centro de Estudos em Fotografia/Casa dos Cubos apresenta a mostra “Na Paisagem do Médio Tejo: a Fotografia como mediação cultural”, com imagens de António Ventura, patente de 7 de novembro até 11 de janeiro de 2026.

Artigos

10

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Literatura juvenil e mangá dominaram preferências dos jovens no programa cheque-livro

Os livros de literatura juvenil e de banda desenhada japonesa foram os preferidos dos jovens na primeira edição do programa cheque-livro, que contou com maior adesão das raparigas, revelou a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. A primeira edição do programa cheque-livro decorreu entre 04 de novembro de 2024 e 15 de julho 2025 e consistiu na atribuição de um cheque, pessoal e intransmissível, no valor de 20 euros a jovens nascidos em 2005 e 2006, para comprarem livros em livrar

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Museu do Caramulo volta a levar veículos com mais de 100 anos para a rua este sábado

Desde a inauguração, nos anos 50, o Museu do Caramulo, no distrito de Viseu, já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes. Esta semana, o número vai crescer, já que o espaço se prepara para receber um dos seus eventos mais conhecidos.  A nova edição do “Museu na Rua”, que acontece duas vezes […] O conteúdo Museu do Caramulo volta a levar veículos com mais de 100 anos para a rua este sábado aparece primeiro em NiT.

Source LogoNiT
categoryVer categoria completa