menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Mulher de 37 anos morre baleada por agente da imigração em Minneapolis

Uma mulher de 37 anos foi mortalmente baleada por um agente da imigração dos EUA em Minneapolis, um incidente que gerou versões contraditórias entre a Administração Trump e as autoridades locais.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Uma mulher de 37 anos morreu na quarta-feira após ser baleada na cabeça por um agente do Serviço de Controlo de Alfândega (ICE) no sul de Minneapolis.

A mulher, que seguia sozinha no seu carro, ainda foi transportada para o hospital, mas acabou por falecer.

Segundo o chefe da polícia local, Brian O'Hara, foram disparados pelo menos dois tiros e não há indícios de que a vítima fosse alvo de qualquer fiscalização por parte dos agentes. A versão da Administração Trump, defendida pelo próprio presidente e pela porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia MacLaughlin, alega que o agente agiu em legítima defesa.

Segundo esta versão, "manifestantes violentos" estariam a impedir uma operação do ICE e a mulher usou o seu veículo "como uma arma", tentando atropelar os agentes, um ato classificado como "terrorismo doméstico".

Donald Trump acusou a vítima de se ter comportado de "forma caótica" e de resistir à autoridade, culpando a "esquerda radical" por promover o sucedido.

No entanto, esta narrativa é veementemente contestada pelas autoridades locais e por vídeos divulgados nas redes sociais, que não mostram qualquer atropelamento.

O governador do Minnesota, Tim Walz, afirmou ter visto o vídeo e considerou o tiroteio "totalmente evitável".

O autarca de Minneapolis, Jacob Frey, acusou o agente de um uso "imprudente" do poder, afirmando que a presença do ICE na cidade gera "caos e desconfiança" em vez de segurança. As autoridades locais exigem a retirada imediata do ICE da cidade, enquanto Frey apelou à calma da comunidade na busca por justiça.

Artigos

17
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones