menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Justiça Tardia: O Bronze Controverso de Iúri Leitão no Mundial de Pista

O ciclista português Iúri Leitão conquistou a medalha de bronze na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Pista de 2025, no Chile, num final caótico e controverso que exigiu uma longa espera e a revisão dos resultados oficiais.
News ImageNews ImageNews Image

O atleta vianense Iúri Leitão conquistou a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem no Velódromo Peñalolén, em Santiago do Chile. A competição, que arrancou com 40 minutos de atraso, teve um desfecho confuso, com a classificação do ciclista português a sofrer várias alterações.

Inicialmente, Leitão foi classificado em sétimo lugar, depois em sexto, e só após uma longa espera e deliberação dos comissários da prova foi confirmado no terceiro lugar do pódio, garantindo a primeira medalha para Portugal nesta competição.

A principal fonte de controvérsia foi um erro na contagem das voltas.

A prova de scratch consiste em 40 voltas, mas o sino que assinala a última volta não tocou, levando a maioria dos ciclistas a competir por mais uma volta. Iúri Leitão foi, aparentemente, o único atleta a aperceber-se de que a distância regulamentar já tinha sido cumprida, levantando o braço em protesto ao cruzar a meta no final daquela que seria a 40.ª volta, enquanto os seus adversários continuaram a sprintar.

Para além da questão da volta extra, o ciclista português foi prejudicado por uma manobra irregular do belga Jules Hesters na abordagem ao sprint final.

Segundo o selecionador nacional, Gabriel Mendes, o movimento do adversário obrigou Leitão a subir na pista, tirando-lhe a possibilidade de lutar por uma posição melhor.

Após a revisão das imagens e do protesto luso, os comissários anularam a volta suplementar e relegaram o ciclista belga, o que promoveu Iúri Leitão ao terceiro lugar.

O alemão Moritz Augenstein conquistou o ouro e o neerlandês Yanne Dorenbos ficou com a prata.

Esta foi a terceira medalha em Campeonatos do Mundo para Iúri Leitão, depois do ouro no omnium em 2023 e da prata na eliminação em 2021. O campeão olímpico em omnium e madison soma ainda quatro títulos europeus em scratch e um na corrida por pontos.

Artigos

27
Ver mais▼

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones