FIFA Lança Prémio da Paz e Condecora Donald Trump



O organismo que rege o futebol mundial, a FIFA, instituiu um novo Prémio da Paz e elegeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o seu primeiro vencedor.
A entrega do galardão ocorreu esta sexta-feira, durante a cerimónia do sorteio para a fase final do Mundial de 2026, um evento acompanhado por milhões de telespetadores em todo o mundo.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, foi quem apresentou o novo prémio e o entregou pessoalmente a Trump.
A condecoração, que passará a ser atribuída a "indivíduos que tenham feito ações extraordinárias e excecionais pela paz", reconheceu o empenho de Donald Trump na procura da paz, destacando os acordos alcançados no Médio Oriente, nomeadamente na Faixa de Gaza.
Durante a cerimónia, foi exibido um vídeo que enaltecia estes esforços do líder norte-americano.
Gianni Infantino, que esteve presente na tomada de posse de Trump e o considera um amigo, já tinha elogiado publicamente o seu papel nas negociações de cessar-fogo na região. Os artigos referem que o nome de Donald Trump começou a ser falado para um prémio desta natureza depois de não ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Paz.
Ao receber o troféu no palco, o presidente dos EUA afirmou que esta era "uma das maiores honras" da sua vida e garantiu que, graças às suas ações, "o mundo é agora um lugar mais seguro".
















