O Marco Histórico do Futsal Feminino: Portugal Ruma às Filipinas com Ambição Mundial



A edição inaugural do Campeonato do Mundo de Futsal Feminino da FIFA decorre entre 21 de novembro e 7 de dezembro nas Filipinas, sendo este o primeiro evento organizado pela FIFA no país.
A realização do torneio é vista como um mérito das próprias jogadoras, que se uniram para lutar pela sua criação.
Portugal é uma das 16 seleções em competição e chega à prova após uma qualificação perfeita, com vitórias sobre Suécia, Hungria e Itália.
As grandes favoritas à conquista do troféu são o Brasil, que venceu as sete edições do Torneio Mundial, antecessor da competição atual, e a Espanha, tricampeã europeia.
A seleção portuguesa está inserida no Grupo C, juntamente com a Tanzânia, a Nova Zelândia e o Japão. A estreia de Portugal está marcada para domingo, contra a Tanzânia. O formato da competição prevê que as duas primeiras equipas de cada um dos quatro grupos avancem para os quartos de final, sendo que os grupos de Portugal e do Brasil se cruzarão nessa fase. A convocatória final de Portugal sofreu alterações de última hora.
A jogadora Raquel Santos lesionou-se e foi substituída por Martinha, enquanto a ala Marta Ferreira também foi chamada tardiamente.
A lista de convocadas gerou ainda alguma controvérsia, com a ex-internacional Maria Martins a considerar "incompreensível" a ausência de jogadoras como Inês Fernandes e Cátia Morgado.
Todos os jogos do Mundial poderão ser acompanhados em Portugal através da RTP2 e do RTP Play.
Além da seleção nacional, Portugal estará representado na competição pela árbitra Filipa Prata, da AF Coimbra, que é a única juíza portuguesa presente no evento.













