menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Reabertura do Museu Etnográfico de Serpa

O Museu Etnográfico de Serpa reabre ao público esta sexta-feira, 18 de outubro, após seis anos de encerramento para uma profunda remodelação que representou um investimento de 1,5 milhões de euros.
News ImageNews ImageNews Image

Instalado no antigo mercado municipal, o Museu Etnográfico de Serpa reabriu as suas portas no dia 18 de outubro, após um encerramento de seis anos para uma intervenção profunda no edifício e trabalhos de museografia. O projeto, que teve um custo total de 1,5 milhões de euros, foi cofinanciado em mais de 789 mil euros pelo programa Alentejo 2030.

As obras, que levaram ao encerramento do espaço ao público em 2019, sofreram atrasos, uma vez que a conclusão estava inicialmente prevista para 2020.

A remodelação teve como principal objetivo corrigir “diversas patologias” identificadas no edifício, com foco na melhoria da acessibilidade, conforto e eficiência energética, preservando a sua “função pública” e “valor patrimonial”.

Segundo o presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio, as melhorias não só garantem a comodidade dos visitantes, mas são cruciais para a conservação do acervo. Foi implementado um sistema de climatização para manter a temperatura interior estável, protegendo as peças, muitas delas em madeira, das variações de calor e humidade características da região.

O museu, fundado em 1987, disponibiliza agora dois pisos com salas de exposições permanentes.

Estas salas exibem artefactos e mobílias relacionadas com ofícios tradicionais como albardeiro, alfaiate, barbeiro, ferreiro, oleiro e sapateiro.

O presidente do município destacou a “dimensão humana” do museu, que permite a partilha de memórias entre gerações.

O espaço conta ainda com uma sala para exposições temporárias e uma loja com produtos de merchandising exclusivos. Entre as novidades, o museu modernizado incorpora “registos de sons e de imagens em movimento” para criar uma experiência mais imersiva. Além dos guias tradicionais, foram introduzidos códigos QR que permitem aos visitantes guardar e consultar informações sobre as peças e a história de Serpa em qualquer lugar.

A sessão de inauguração oficial foi agendada para as 16h30.

Artigos

7

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa