menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

PortoCartoon: A Nova Casa do Humor Crítico Abre Portas com Olhar sobre o Planeta, Greta e Ronaldo

A cidade do Porto acolhe um novo espaço cultural, o Museu PortoCartoon, que abre portas no Palácio das Artes com a missão de celebrar a caricatura e o humor gráfico como ferramentas de reflexão social.
News ImageNews ImageNews Image

O novo Museu PortoCartoon inaugura este sábado no histórico Palácio das Artes, no Porto, um espaço dedicado a promover e preservar o cartoon como forma de expressão artística e crítica social. Nascido de uma parceria entre a Torre dos Clérigos, o Museu Nacional da Imprensa e o PortoCartoon, o museu pretende preencher uma lacuna cultural na cidade e no país, aproveitando um acervo internacional de mais de 20 mil caricaturas do legado do PortoCartoon World Festival.

A sua missão é criar um diálogo entre a arte, o humor e os grandes temas contemporâneos.

A abertura ao público é marcada por três exposições distintas.

A principal, intitulada “Limpar o Planeta”, está localizada no antigo cofre do Banco de Portugal e utiliza o humor para abordar a crise ambiental.

A mostra exibe objetos recolhidos em praias locais — como um tampo de sanita, uma bota de borracha e redes de pesca — para ilustrar o lixo que polui os oceanos. O museu apresenta ainda duas exposições temporárias: “Greta Thunberg”, que percorre o percurso da jovem ativista climática, e “Ronaldo”, uma coleção de caricaturas que retratam a carreira do futebolista português desde a Madeira até ao estrelato global.

Segundo Manuel Fernando, juiz presidente da Irmandade dos Clérigos, o museu ambiciona ser um espaço aberto a todos e com projeção internacional, existindo o desejo de levar exposições a outros locais, como hospitais ou lares, e até a outros países.

O projeto visa resgatar e dar uma nova vida aos trabalhos do PortoCartoon, cujos direitos de propriedade são detidos por 20 anos, e consolidar o Porto como uma capital mundial do humor gráfico. O investimento inicial para a criação do museu foi de cerca de 50 mil euros, repartido entre a Irmandade dos Clérigos e entidades privadas, aos quais se somam os custos de funcionamento. Os bilhetes custam cinco euros para adultos, quatro para maiores de 65 anos e três para crianças.

No dia da inauguração, este sábado, a entrada será livre.

Artigos

7

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval

Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval […] O conteúdo Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval aparece primeiro em Sempre à Mão.

Source LogoSempre à Mão Notícias
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones