
"Na última onda de calor, tivemos mínimas de 31 graus. Isso é muito preocupante, porque o organismo não tem tempo de recuperar"



A previsão meteorológica para Portugal continental aponta para uma subida da temperatura máxima a partir desta quinta-feira, 24 de julho, antecipando uma onda de calor que deverá começar na sexta-feira e prolongar-se até ao final do mês. Para quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, com temperaturas máximas a oscilar entre os 23 °C (em cidades como Leiria e Porto) e os 34 °C (em Castelo Branco). O vento soprará de moderado a forte, especialmente na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 60 km/h. Com a chegada da onda de calor, as temperaturas deverão atingir os 40 °C em zonas do interior, como Castelo Branco e Évora.
Uma das maiores preocupações associadas a esta onda de calor são as noites tropicais, com as temperaturas mínimas a ultrapassarem os 20 °C em várias zonas do interior, nomeadamente no sul, no vale do Tejo e na Beira Baixa. O climatologista Carlos Câmara alerta para o perigo destas noites quentes, sublinhando que, numa onda de calor anterior com mínimas de 31 °C, o organismo não teve oportunidade de recuperar do calor diurno, o que representa um risco para a saúde.
As condições de tempo quente e seco aumentam significativamente o perigo de incêndio rural. Segundo o IPMA, mais de 60 concelhos, localizados em 10 distritos do interior norte, centro e Algarve, já se encontram em perigo máximo de incêndio. O instituto prevê que este risco, calculado com base na temperatura, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação das últimas 24 horas, continue a aumentar ao longo da semana. Devido a esta situação, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre, válido entre as 09:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.
Apesar do calor intenso em terra, a temperatura da água do mar na costa ocidental permanecerá fria, a rondar os 17-18 °C, com ondas de noroeste entre 2 e 2,5 metros. Na costa sul, a água estará ligeiramente mais quente, entre 18-20 °C. O vento forte de norte/noroeste será uma constante na faixa costeira ocidental e nas terras altas, particularmente durante a tarde.
Artigos
5



