Portugal Brilha nos Europeus de Natação para Síndrome de Down com Múltiplos Recordes Mundiais



A equipa portuguesa demonstrou um domínio excecional nos Europeus de Natação para Síndrome de Down, realizados em Albufeira, com os atletas a conquistarem inúmeras medalhas e a quebrarem vários recordes mundiais em piscina curta.
Após a segunda jornada, Portugal já somava oito medalhas de ouro, evidenciando a força da sua delegação. O nadador Vicente Pereira, de 20 anos, foi uma das figuras de maior destaque da competição.
Na segunda-feira, estabeleceu um novo recorde mundial nos 100 metros livres e, na quarta-feira, voltou a fixar uma marca mundial, desta vez nos 200 metros estilos, com o tempo de 2.51,66 minutos. Pereira conquistou ainda o ouro nos 50 metros mariposa.
Na prova dos 200 metros estilos, a prata foi para o compatriota André Almeida, que, com o tempo de 2.53,69 minutos, estabeleceu um novo recorde europeu de Masters 1. Almeida somou também um bronze nos 200 metros livres.
Os feitos de Portugal estenderam-se às provas de estafetas, com a equipa masculina a bater dois recordes mundiais na segunda jornada.
A estafeta de 4x50 metros estilos, composta por Matilde Gaspar, Diana Torres, Vicente Pereira e Filipe Santos, registou a marca de 2.40,18 minutos. Mais tarde, a equipa de 4x100 metros livres, com Pereira, Santos, André Almeida e Diogo Matos, fixou o novo recorde em 4.49,49 minutos. Individualmente, Diogo Matos confirmou o seu domínio em bruços, vencendo os 50 e os 100 metros.
Outros atletas portugueses também subiram ao pódio.
Sofia Fonseca bateu recordes mundiais juniores nos 800 metros livres (14.19,08 minutos) e nos 100 metros costas (1.43,47 minutos), arrecadando duas medalhas de prata. Conquistaram também medalhas de prata Filipa Reis (200 metros estilos), Francisco Montes (800 metros livres), Matilde Gaspar (50 e 100 metros bruços) e Diana Torres (50 metros mariposa). José Vieira contribuiu com um bronze nos 50 metros bruços.
Artigos
16Desporto
Ver mais
Com 13 internacionais longe da vista, Farioli concedeu cinco dias de descanso aos 12 que tem disponíveis para treinar

Ivo Vieira já acertou a rescisão enquanto existem nomes a serem explorados pela estrutura auriverde

Após dois compromissos no Campeonato Placard Andebol 1, FC Porto e Benfica viram atenções para a EHF European League, a prova europeia onde estão inseridos. Os azuis e brancos vão jogar perante os seus adeptos na Terningen Arena, enquanto os encarnados viajarão até à Suécia para disputar mais uma jornada além-fronteiras.

O Lagoa Académico Clube venceu, com 221 pontos conquistados, oTorneio Regional de Fundo de Infantis, Juvenis e Absolutos, que se realizou nos dias 8 e 9 de novembro, no Complexo de Piscinas de Lagos. O torneio organizado pela Associação de Natação do Algarve, reuniu atletas de todo o Algarve e voltou a evidenciar o excelente momento que a […]






