Portugal brilha em casa: Nadadores com Síndrome de Down conquistam recordes mundiais e medalhas no Europeu



A delegação portuguesa teve um início notável nos Campeonatos Europeus de Natação para atletas com Síndrome de Down, que decorrem em Albufeira. Logo na primeira jornada da competição de piscina curta, os nadadores lusos alcançaram um total de 10 medalhas, das quais quatro foram de ouro, e estabeleceram três novos recordes mundiais, demonstrando um desempenho excecional em casa. Vicente Pereira, de 20 anos, foi uma das figuras do dia.
O nadador melhorou o seu próprio recorde mundial nas eliminatórias dos 100 metros livres, ao completar a prova em 1.04,83 minutos.
Mais tarde, na final, conquistou a medalha de ouro na mesma distância, com um tempo de 1.05,41 minutos. O sucesso de Pereira não se ficou por aqui, tendo integrado a equipa de estafetas, juntamente com Diogo Rego, Diogo Matos e André Almeida, que também alcançou um título.
No setor feminino, Matilde Gaspar também brilhou intensamente.
A atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra bateu o recorde do mundo nos 200 metros bruços, sagrando-se campeã mundial na distância e contribuindo de forma decisiva para o sucesso da equipa portuguesa neste primeiro dia de provas. Além dos recordes de Vicente Pereira e Matilde Gaspar, os artigos referem que André Almeida e Filipe Santos também estiveram entre os recordistas, completando o trio de máximos mundiais alcançados pela comitiva lusa. Este conjunto de resultados promissores marcou de forma categórica o arranque da participação de Portugal na competição europeia.










