Governo português lança novo concurso de 20 milhões de euros para apoiar a compra de veículos elétricos



A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou que o Governo irá lançar, até ao final de março de 2026, um novo concurso de apoio à compra de veículos de emissões nulas, com uma dotação de 20 milhões de euros. Esta iniciativa surge na sequência do rápido esgotamento da verba anterior, em dezembro de 2025, cujos fundos se esgotaram em poucas horas, demonstrando o compromisso contínuo com a descarbonização do setor dos transportes. As regras do novo programa de incentivos permanecerão as mesmas do concurso anterior.
Para a aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, será obrigatório o abate de um automóvel a combustível fóssil com mais de 10 anos. O apoio financeiro será de quatro mil euros para pessoas singulares e ascende a cinco mil euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), autoridades de transportes e autarquias locais. O preço do veículo não poderá exceder os 38,5 mil euros, ou 55 mil euros no caso de automóveis com mais de cinco lugares.
Além dos automóveis, o programa "Mobilidade Verde" abrange outras tipologias de veículos e equipamentos.
O incentivo para bicicletas pode variar entre 500 e 1.500 euros, dependendo se são convencionais, elétricas ou de carga. Motociclos, ciclomotores e outros veículos de duas ou três rodas elétricos podem receber um apoio até 1.500 euros. O programa contempla ainda um incentivo para a instalação de carregadores em condomínios, cobrindo 80% do valor do equipamento (até 800 euros) e da instalação elétrica (até 1.000 euros) por lugar de estacionamento.
Maria da Graça Carvalho adiantou ainda que estes apoios serão integrados no novo Fundo Social para o Clima.
A ministra mencionou também outras prioridades, como o lançamento de concursos para aumentar a resiliência energética de infraestruturas críticas com recurso a painéis solares, e o avanço do leilão para a prospeção de lítio, garantindo que a riqueza gerada beneficie as populações locais e o país.












