Congestionamento Aéreo em Lisboa: Web Summit Recomenda Voos Comerciais Perante Falta de Vagas para Jatos Privados



A organização da Web Summit, cujo evento anual decorre em Lisboa entre 10 e 13 de novembro, comunicou a existência de uma acentuada falta de faixas horárias ('slots') para a aterragem e descolagem de jatos privados.
A dificuldade afeta não só o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mas também os aeródromos mais pequenos na região circundante. Num comunicado, a empresa informou que “o Aeroporto de Lisboa enfrenta dificuldades em gerir o volume de tráfego, o que resulta na falta de horários disponíveis para descolagens e aterragens em todas as operações”. A elevada procura, impulsionada pelo fluxo de visitantes e pela chegada de jatos executivos para o evento, está a saturar a capacidade aeroportuária da capital portuguesa. Como consequência desta saturação, os participantes com aviões de maior dimensão constataram que as únicas vagas viáveis para aterrar durante o período da Web Summit se encontram a mais de duas horas de carro de Lisboa, incluindo em aeroportos localizados em Espanha. Perante este cenário, a organização recomenda vivamente que os participantes viajem em voos comerciais, sublinhando que a localização do evento fica a apenas 15 minutos de carro do Aeroporto de Lisboa. Os artigos referem ainda que a saturação do Aeroporto Humberto Delgado não é um problema novo, tendo levado, já em 2024, a que a operação de jatos privados fosse concentrada no Aeródromo Municipal de Cascais.
Artigos
15Economia
Ver mais
O CEO da Caixa alertou também que as facilidades dos sistemas pagamentos têm dois lados da moeda, citando o caso das transferências imediatas com montantes ilimitados, lembrando que "aquilo que pode ser uma vantagem para os cidadãos também potencia fraudes de escala muito maior" que nos preocupa a todos na banca.

Acionistas da Tesla aprovaram plano de Elon Musk para transformar a empresa num gigante da inteligência artificial e da robótica.

Os acionistas da Tesla aprovaram uma proposta que prevê que, caso Musk atinja determinados objetivos na empresa, será compensado com ações no valor de um bilião de dólares. Se alcançar todos os objetivos, passará a ter o controlo da empresa.

O Programa Regional “Alentejo 2030” tem disponíveis 588 mil euros para apoiar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados por entidades privadas. O programa pretende “reforçar a qualificação dos jovens e adultos do Alentejo, promovendo uma oferta formativa prática, especializada e ajustada às dinâmicas do tecido económico regional”, revela a CCDR Alentejo. São elegíveis os Cursos […]




