O dia de Natal em Portugal é marcado por celebrações solidariedade e reflexões



O dia de Natal em Portugal é marcado por diversas realidades, que vão desde as celebrações pessoais de figuras públicas a iniciativas de solidariedade e às perspetivas comerciais do pós-festa. No campo das celebrações individuais, o apresentador Manuel Luís Goucha comemorou o seu 71.º aniversário neste dia 25 de dezembro, assinalando uma data duplamente especial.
Em contrapartida, o comentador David Motta partilhou uma visão mais melancólica da quadra, afirmando que, para si, o Natal não tem sido o mesmo desde os seus 11 anos, embora ressalve não ter "nada contra" a festividade, que considerava "boa" enquanto era criança.
Terminada a troca de presentes, a atenção de muitos vira-se para o futuro imediato.
Para os entusiastas das compras, o fim do Natal assinala o início de uma das épocas mais aguardadas do ano: os saldos. Além disso, uma tendência crescente entre os portugueses é a de dar um novo destino aos presentes de que não gostaram, vendo na sua revenda uma oportunidade de negócio.
A solidariedade também marca a época festiva.
Em Lisboa, o bar de petiscos "O Sem Cerimónias", localizado em Alvalade, organizou uma iniciativa para combater o desperdício alimentar.
No dia 26 de dezembro, o estabelecimento funcionará como ponto de recolha de sobras de Natal, que serão posteriormente distribuídas pela Refood a pessoas necessitadas nessa mesma noite, demonstrando o espírito de ajuda comunitária.













