
“Não temos médicos que cheguem no SNS”: Ministra da Saúde admite carência e fala do plano para reduzir dependência de tarefeiros



A mais recente polémica no setor da Saúde em Portugal centra-se na proposta do Governo para diminuir a dependência de médicos prestadores de serviços, conhecidos como tarefeiros. A medida, inserida num plano de transformação e emergência para a saúde, obriga os médicos a escolher entre assinar um contrato com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou ficarem impedidos de trabalhar para o sistema como prestadores de serviço. Esta situação tem motivado repetidos pedidos de demissão da Ministra da Saúde por parte da oposição. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, defendeu a pertinência das novas regras em entrevista à SIC e SIC Notícias, afirmando que a discrepância nos pagamentos entre os médicos tarefeiros e as equipas regulares dos hospitais “não é aceitável”. Embora admita que “não temos médicos que cheguem no SNS”, a governante assegura que o país “está melhor do que em 2024” e que o Executivo não falhou as suas promessas, rejeitando a ideia de que o SNS irá “desperdiçar, penalizar ou culpabilizar os médicos”.
O plano gerou uma troca de acusações entre o Governo e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
Ana Paula Martins acusa o sindicato de manter um “discurso duplo” e de tentar enganar o país.
Em paralelo, a ministra admitiu existir descoordenação na Linha SNS24, prometendo melhorias “dentro de duas semanas”.
Esta controvérsia com os tarefeiros soma-se a outros problemas que afetam o setor, como o encerramento de urgências e os partos em ambulâncias, que continuam a marcar a atualidade da saúde em Portugal.
Artigos
5




Política
Ver mais
Despesa do sistema de gestão de fogos rurais está 25% abaixo do previsto
A despesa executada do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) entre 2020 e 2024 está 25 por cento abaixo do previsto, mas os meios envolvidos nunca foram tão elevados, foi hoje anunciado.

Autarcas servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira sem respostas após reunião com o Governo
"Saímos com as mesmas dúvidas com que entrámos", diz presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. Está previsto um novo encontro com a ministra da Saúde.

Governo nega acordo com autarca para erradicar Cova da Moura
Suzana Garcia é a candidata à presidência da Câmara da Amadora da coligação que junta PSD, CDS, PTM, RIR e PPM

Mortágua diz que Governo tem obrigação de garantir segurança de Flotilha Humanitária
Coordenadora do BE vai de barco a Gaza, juntamente com a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte, entregar ajuda humanitária.