menulogo
Notícias Agora
user
Close

NASA descobre 6.000 planetas fora do sistema solar

A agência espacial norte-americana, NASA, anunciou ter atingido um marco significativo na exploração espacial, confirmando a existência de 6.000 planetas fora do nosso sistema solar. Esta descoberta revela uma diversidade impressionante de mundos, muitos dos quais desafiam as noções prévias sobre sistemas planetários.
News ImageNews ImageNews Image

A NASA confirmou a descoberta de 6.000 exoplanetas, que são planetas localizados fora do nosso sistema solar.

Este marco foi alcançado aproximadamente 30 anos após a primeira descoberta de um exoplaneta ter sido registada em 1995.

A monitorização e catalogação destes mundos é da responsabilidade do Instituto de Ciências NexPlanet da NASA.

A investigação revelou uma vasta gama de planetas com características muito distintas das encontradas no nosso sistema solar.

Entre as descobertas contam-se planetas que orbitam duas estrelas simultaneamente, outros que vagueiam pelo espaço sem orbitar nenhuma estrela e ainda alguns que orbitam estrelas mortas.

A diversidade estende-se às suas composições e ambientes, com a identificação de mundos completamente cobertos por lava e outros onde as nuvens são compostas por pedras preciosas.

Além destes extremos, foram encontrados planetas com propriedades físicas invulgares, como alguns com uma densidade tão baixa que é comparável à da esferovite.

Apesar desta enorme variedade, os dados recolhidos até ao momento sugerem que os planetas rochosos parecem ser o tipo mais comum de planeta no universo.

A data exata da primeira descoberta não é mencionada nos artigos, para além do ano de 1995.

Artigos

8

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela

Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa