
NASA descobre 6.000 planetas fora do sistema solar



A NASA confirmou a descoberta de 6.000 exoplanetas, que são planetas localizados fora do nosso sistema solar.
Este marco foi alcançado aproximadamente 30 anos após a primeira descoberta de um exoplaneta ter sido registada em 1995.
A monitorização e catalogação destes mundos é da responsabilidade do Instituto de Ciências NexPlanet da NASA.
A investigação revelou uma vasta gama de planetas com características muito distintas das encontradas no nosso sistema solar.
Entre as descobertas contam-se planetas que orbitam duas estrelas simultaneamente, outros que vagueiam pelo espaço sem orbitar nenhuma estrela e ainda alguns que orbitam estrelas mortas.
A diversidade estende-se às suas composições e ambientes, com a identificação de mundos completamente cobertos por lava e outros onde as nuvens são compostas por pedras preciosas.
Além destes extremos, foram encontrados planetas com propriedades físicas invulgares, como alguns com uma densidade tão baixa que é comparável à da esferovite.
Apesar desta enorme variedade, os dados recolhidos até ao momento sugerem que os planetas rochosos parecem ser o tipo mais comum de planeta no universo.
A data exata da primeira descoberta não é mencionada nos artigos, para além do ano de 1995.
Artigos
8







Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela
Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.