
Descoberta de potenciais vestígios de vida em Marte pela NASA



A NASA anunciou a descoberta de possíveis vestígios de vida em Marte, com base em dados recolhidos pelo rover Perseverance. A descoberta, detalhada numa conferência de imprensa e publicada na revista Nature, centra-se em rochas localizadas na cratera Jezero, um local que há milhares de milhões de anos albergou um lago e um sistema fluvial. O Perseverance, que explora a cratera desde 2021, detetou matéria orgânica à base de carbono em diversas amostras de rocha.
Segundo Nicky Fox, diretora científica da NASA, algumas formações rochosas, com tons esverdeados e manchas descritas como “pele de leopardo”, podem ter sido criadas por formas de vida primitivas.
A análise identificou a presença de vivianite e greigite, dois minerais que na Terra são frequentemente subprodutos do metabolismo de micróbios.
Embora esta seja a explicação mais plausível para os cientistas, não é a única hipótese considerada.
Sean Duffy, administrador interino da NASA, afirmou que “este pode ser o vestígio de vida mais claro que vimos em Marte”. As amostras que contêm os compostos orgânicos foram armazenadas em cápsulas e depositadas na superfície marciana, aguardando uma futura missão de recolha para análise detalhada em laboratórios terrestres.
Uma das amostras, batizada “Cânion Safira”, é considerada de importância estratégica. O geólogo Antonio Molina, do Centro de Astrobiologia de Madrid, sublinhou que, por enquanto, se trata de sinais indiretos e que a confirmação definitiva depende do regresso e estudo das amostras na Terra. Apesar do entusiasmo científico, o futuro da missão de retorno das amostras é incerto.
O presidente norte-americano, Donald Trump, sinalizou a intenção de cortar o orçamento dos programas científicos da NASA, o que poderia afetar o projeto e atrasar por décadas a confirmação sobre a existência de vida passada em Marte.
Se os vestígios forem comprovados, representarão um marco histórico para a ciência, oferecendo a primeira evidência de que a vida pode não ser exclusiva do nosso planeta e inaugurando uma nova era na astrobiologia.
Artigos
18

















Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela
Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.