
Missão Artemis II da NASA



A agência espacial norte-americana, NASA, anunciou detalhes sobre a missão Artemis II, estabelecendo uma nova data para o regresso tripulado à vizinhança lunar.
O lançamento está previsto para antes de abril de 2026, com a agência a apontar para uma janela de oportunidade em fevereiro desse ano. Lakiesha Hawkins, da NASA, especificou o dia 5 de fevereiro de 2026 como a primeira data possível para o lançamento. A segurança da missão foi destacada como a "principal prioridade" da agência.
Com uma duração de dez dias, a Artemis II não irá pousar na superfície lunar.
O seu principal objetivo é testar e validar os sistemas da nave espacial Orion e do foguetão Space Launch System (SLS) num ambiente de espaço profundo com uma tripulação a bordo.
Serão avaliados sistemas críticos de suporte de vida, software e os ecrãs que serão utilizados em missões futuras. Este voo orbital é um passo fundamental de preparação para a missão seguinte, a Artemis III, que tem como meta o regresso efetivo de humanos à superfície da Lua, previsto para 2027.
A tripulação da Artemis II será composta por quatro astronautas.
O grupo inclui três elementos da NASA: o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e a especialista de missão Christina Koch. A eles junta-se o astronauta Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadiana, também como especialista de missão. Esta será a primeira vez que uma missão tripulada se aventurará para além da órbita terrestre desde a histórica missão Apollo 17, em 1972, marcando um momento significativo na exploração espacial.
Artigos
8







Ciência e Tecnologia
Ver mais
Portugal XR Report 2025: quando o futuro pede a palavra
Há relatórios que são meras estatísticas. E depois há os que funcionam como um espelho — ou melhor, como um visor XR — mostrando-nos não apenas onde estamos, mas para onde podemos ir. Pelo segundo ano consecutivo, está em marcha o Portugal XR & Virtual Worlds Report 2025, o documento que se tornou referência nacional […] Este artigo foi originalmente publicado em Portugal XR Report 2025: quando o futuro pede a palavra , no Global News Portugal.

Coopérnico em parceria com cidadãos para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.
A Coopérnico - está a concorrer lado a lado com empresas privadas num concurso público de grande dimensão, lançado pelo Município de Braga, para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.

Como os pais espiam os filhos com apps
Acompanhar a localização com smartphones está a gerar desconforto em famílias divorciadas: para além de indicarem onde estão as crianças, algumas gravam conversas.

Deepal S07: A nova visão da mobilidade elétrica chega à estrada portuguesa
A CHANGAN Portugal apresenta o Deepal S07, um SUV 100% elétrico que alia modernidade, atrevimento e polivalência, oferecendo uma proposta...