menulogo
Notícias Agora
user
Close

Nasceu mais um bebé numa ambulância

O encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Aveiro levou a que uma bebé nascesse dentro de uma ambulância, evidenciando as consequências da reorganização dos serviços de saúde para os utentes.
News ImageNews ImageNews Image

Uma mulher grávida de Ílhavo deu à luz uma menina dentro de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários locais, esta segunda-feira, por não ter conseguido chegar a tempo a uma unidade hospitalar. O incidente foi uma consequência direta do encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Aveiro, que forçou a equipa de emergência a procurar uma alternativa. Perante a indisponibilidade do serviço em Aveiro, a grávida teve de ser transportada para a maternidade de Coimbra, um trajeto com a duração aproximada de uma hora. No entanto, o trabalho de parto evoluiu rapidamente durante a viagem, o que tornou a chegada ao hospital de destino inviável.

A equipa dos bombeiros teve de parar a viatura na berma da estrada para assistir ao nascimento.

O parto foi realizado pelos próprios bombeiros dentro da ambulância, antes que fosse possível chegar à maternidade.

Este evento destaca os riscos associados ao encerramento de serviços de proximidade, que obrigam os utentes a percorrer distâncias mais longas para aceder a cuidados médicos essenciais em situações de emergência.

Um dos artigos menciona ainda que o Ministério Público está a investigar um caso distinto, a morte de um bebé em Idanha-a-Nova.

Artigos

6

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa