menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Várias urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerram durante o período de Natal

Diversos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal continental estarão encerrados durante a época natalícia, refletindo a contínua dificuldade em assegurar escalas médicas.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O período de Natal será marcado por constrangimentos no acesso a várias urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo dados do Portal do SNS, estão previstos encerramentos progressivos: quatro serviços estarão fechados na quarta-feira, véspera de Natal, cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública. Apesar dos constrangimentos, o número de encerramentos este ano é inferior ao registado no mesmo período de 2024, quando fecharam nove serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria no dia 24 de dezembro e doze no dia 25. Na quarta e quinta-feira, os encerramentos afetam as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém, Hospital São Bernardo (Setúbal), Hospital de Portalegre e Hospital de Portimão. Adicionalmente, a urgência de Pediatria do Hospital Distrital de Torres Vedras fecha na quarta-feira, e a de Obstetrícia do Hospital Distrital das Caldas da Rainha encerra no Dia de Natal. Na sexta-feira, dia 26, estarão encerradas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Portimão, Portalegre, Barreiro, Setúbal, Santarém e a de Obstetrícia de Vila Franca de Xira. Na Península de Setúbal, uma das regiões com maiores dificuldades, a resposta será assegurada pelo Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A principal causa para estes constrangimentos é a falta de médicos especialistas para preencher as escalas, um problema recorrente em épocas festivas. Para mitigar o impacto da tolerância de ponto, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho para que as unidades de saúde garantam profissionais suficientes para os serviços essenciais, como internamentos e urgências. A ministra justificou a medida como necessária para evitar que doentes com alta clínica permaneçam nos hospitais durante o fim de semana.

As autoridades de saúde recomendam que a população contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a uma urgência.

Artigos

4
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones