
Portugal aposta na Inovação e no Empreendedorismo



A nível nacional, Portugal destaca-se como um dos países europeus que aloca uma das maiores fatias do seu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à investigação e desenvolvimento (I&D), com o objetivo de fomentar a inovação, especialmente no setor empresarial.
O país lidera neste campo quando comparado com outros "inovadores moderados", embora, até à data, ainda não tenha concretizado nenhum dos investimentos previstos nesta área.
Esta aposta na modernização reflete-se também na liderança do setor privado.
A consultora internacional McKinsey nomeou Joana Magalhães da Silva como nova líder do seu escritório em Portugal, com um foco claro em ajudar as empresas a superar os desafios da transição digital e de um "mundo em rápida mudança", apoiando-se na sua experiência internacional. No plano regional, o apoio ao empreendedorismo é reforçado com o reconhecimento da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém.
A associação viu as suas incubadoras serem novamente acreditadas pela Startup Portugal, reintegrando a Rede Nacional de Incubadoras (RNi) – Portugal Incubators.
Esta acreditação confirma o papel crucial da NERSANT na promoção da inovação e do empreendedorismo na região do Ribatejo.
A certificação, na categoria de Incubadora Local, abrange as estruturas Startup Santarém, Startup Alcanena, Startup NERSANT Torres Novas e Startup Ourém.
A integração na rede nacional proporciona à NERSANT e às suas empresas incubadas o acesso a novas oportunidades de financiamento, formação, mentoria e cooperação. Esta renovação consolida a posição da NERSANT como um agente fundamental para o desenvolvimento de novas empresas e para o crescimento económico da região de Santarém e do país.
Artigos
9








Ciência e Tecnologia
Ver mais
O anúncio marca uma tentativa de recuperar terreno face à Nvidia e à AMD, que dominam o setor, e simboliza a reativação da estratégia de IA da empresa sob a liderança de Lip-Bu Tan

Estes são tempos em que a nossa dependência do digital e infraestruturas críticas torna os ciberincidentes uma ameaça social à escala global. O apagão elétrico deste ano, por exemplo, tornou óbvio que uma falha ou ataque que afete os operadores de energia pode gerar consequências imensas: interrupção de serviços básicos, prejuízos económicos gigantescos, perda de confiança pública e, em última instância, risco para a segurança humana. Os conflitos geopolíticos mais ativos como a invasão da Ucrân

Jornal Mais Ribatejo No livro Assim Nasce Uma Ideia, publicado na aclamada coleção Ciência Aberta da Gradiva, os organizadores Vítor Cardoso e Ana Carvalho convidam o leitor a uma viagem pelos bastidores da ciência, revelando o que a História, muitas vezes, omite: a génese, caótica e profundamente humana, das ideias que transformam o mundo. Com o contributo de […] O conteúdo A Anatomia Fascinante da Centelha Científica aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Um estudo publicado na revista Osteoporosis International confirmou a presença de microplásticos nos ossos humanos, revelando que estas partículas promovem envelhecimento celular, perda da capacidade de regeneração e stress oxidativo.