
Nestlé Anuncia Dispensa de 16 Mil Trabalhadores a Nível Mundial



A multinacional suíça Nestlé revelou que irá dispensar 16 mil trabalhadores a nível global durante os próximos dois anos.
O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre, que mostraram uma quebra de 1,9% nas vendas, totalizando 71 mil milhões de euros.
A empresa não especificou quais os países que serão afetados pela medida.
Em Portugal, o grupo está presente desde 1923, com duas unidades produtivas – uma no Porto e outra em Avanca, que emprega cerca de 500 pessoas – e um centro de distribuição.
O novo presidente da Nestlé, Philip Navratil, que assumiu funções no início de setembro, classificou a decisão como "difícil, mas necessária" para que a empresa se possa "adaptar mais rapidamente" à evolução do mercado. Este plano de reestruturação surge num contexto de desaceleração do crescimento do grupo, influenciado pela elevada inflação de 2022 e por um escândalo no seu setor de água engarrafada. O programa de redução de pessoal prevê a eliminação de 12 mil postos de trabalho em diversas áreas, que se juntam a outros quatro mil cortes que já estavam em curso com o objetivo de aumentar a produtividade. Com a eliminação dos 12 mil postos, a Nestlé espera alcançar uma poupança anual de aproximadamente 1,078 mil milhões de euros até ao final de 2027. Em consequência, a empresa reviu em alta a sua meta de poupança global para cerca de 3,2 mil milhões de euros. A decisão surge após um período de instabilidade para o grupo, que detém mais de duas mil marcas.
O mês de setembro foi marcado pela saída do então diretor-geral, Laurent Freixe, e do anterior presidente, Paul Bulcke, cabendo agora a Navratil a tarefa de estabilizar a empresa. Apesar da quebra no trimestre, o crescimento das vendas nos primeiros nove meses de 2025 foi de 3,3%, impulsionado por aumentos de preços.
Artigos
19


















Economia
Ver mais
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

De acordo com a presidente dos APPM Marketing Awards, esta edição superou as expectativas, sendo que esta marca uma nova fase para os galardões. Sandra Alvarez acredita que a associação se está a afirmar dentro do mercado dos prémios e isso é “claramente notório”, não só pela adesão do ponto de vista das marcas, mas […] O conteúdo Para Sandra Alvarez, o futuro dos APPM Marketing Awards passa pelo crescimento aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

Na perspetiva da diretora-geral e Board Advisor da LPM, as Public Relations são “essenciais” no mundo atual, a todos os níveis e para todos os setores de atividade, seja na política, no futebol, na saúde, na distribuição, na arte, na educação, na cultura, entre outros. Catarina Vasconcelos acredita que só assim se consegue uma “verdadeira […] O conteúdo A Agência de Comunicação & RP do Ano é… a LPM aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.