menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crise Sismovulcânica na Terceira Intensifica-se com Elevação do Nível de Alerta para V3

O aumento da atividade sísmica na ilha Terceira levou as autoridades a elevarem o nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara para V3, sinalizando uma fase de reativação do sistema vulcânico.
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevaram o nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, para V3.

Esta classificação significa que o sistema vulcânico se encontra em fase de reativação. A decisão, tomada pelo Gabinete de Crise do IVAR numa reunião para avaliar a atividade de outubro, foi motivada pelo "incremento da atividade sísmica", que se encontra "francamente acima dos níveis de referência". Em contraste, o nível de alerta para o Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira foi mantido em V2, que corresponde a um sistema em fase de instabilidade. A atual crise sismovulcânica na ilha Terceira está em curso desde junho de 2022. O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara já tinha atingido o patamar V3 em junho de 2024, mas foi reduzido para V2 em dezembro do mesmo ano devido a uma diminuição da atividade sísmica e da deformação crustal.

No entanto, a atividade sísmica recente mostra uma "tendência crescente relativamente ao observado nos primeiros meses deste ano".

O evento mais energético da crise ocorreu em 14 de janeiro de 2024, com uma magnitude de 4,5 na escala de Richter, enquanto em outubro de 2025 o sismo mais forte registou uma magnitude de 3,0. No dia 6 de novembro de 2025, foi sentido um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter às 07:00 locais (08:00 em Lisboa). O abalo teve o seu epicentro a aproximadamente seis quilómetros a sul-sudeste de Altares, no concelho de Angra do Heroísmo, e foi sentido com intensidade máxima IV (na Escala de Mercalli Modificada) em várias freguesias como São Bartolomeu dos Regatos, Terra Chã e Ribeirinha. Uma intensidade IV é descrita como uma vibração semelhante à passagem de veículos pesados, fazendo baloiçar objetos suspensos e tremer janelas e loiças.

O sismo foi também sentido com intensidade III em Santa Bárbara.

Para além da sismicidade, os especialistas continuam a registar deformação crustal na área da crise, embora esta seja "pouco intensa".

No que diz respeito à monitorização de gases, não foram verificadas anomalias que pudessem estar relacionadas com a crise sismovulcânica.

Noutras ilhas, a situação na ilha de São Jorge e estruturas adjacentes, nomeadamente na zona dos Rosais, permanece "ligeiramente acima dos níveis de referência", mantendo-se o alerta vulcânico em V1, que indica um sistema em fase de equilíbrio metaestável.

Artigos

11