
Reino Unido vai reconhecer Palestina se Israel não aceitar cessar-fogo e solução de dois Estados



A situação humanitária na Faixa de Gaza atingiu um ponto crítico, com relatos de dezenas de mortes diárias devido à fome. Milhares de palestinianos arriscam a vida em busca de alimentos, sendo que ataques aéreos e tiros israelitas no norte de Gaza terão resultado na morte de pelo menos 25 pessoas que procuravam ajuda.
Em resposta à pressão interna e externa, as forças israelitas anunciaram uma "pausa tática" nos combates em três zonas do enclave para facilitar a entrada de ajuda e permitiram que camiões com mantimentos entrassem a partir do Egito. Israel também confirmou o início da distribuição aérea de ajuda humanitária, uma solução que, no entanto, é criticada por especialistas por não resolver o problema da fome no território de forma eficaz.
Em contraste com estas medidas, as Forças de Defesa de Israel (IDF) intercetaram o navio humanitário "Handala", da organização Freedom Flotilla, em águas internacionais. A embarcação, que transportava leite em pó para bebés, alimentos e medicamentos, foi abordada a cerca de 150 quilómetros de Gaza. A organização denunciou a ação como uma violação do direito marítimo, afirmando que os seus 21 ativistas, de 12 nacionalidades, foram "raptados" e a carga apreendida.
O cenário agrava-se com o impasse nas negociações. Os Estados Unidos e Israel retiraram-se das conversações com o Hamas, acusando o grupo de não desejar um acordo, enquanto procuram "soluções alternativas" para um cessar-fogo. O antigo presidente norte-americano, Donald Trump, comentou que é preciso "acabar o trabalho". Segundo o tenente-general Marco Serronha, especialista militar, as operações israelitas em Gaza cessariam se os EUA retirassem o seu apoio militar.
Artigos
64































































Atualidade
Ver mais
Trio detido em perseguição na 25 de Abril vai ser julgado por assaltos
Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após perseguição policial que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.

Pulseira eletrónica para homem detido em Ponte de Sor
Um homem de 58 anos foi detido pela GNR por violência doméstica, física e psicológica, contra a companheira, de 52 anos, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, foi hoje revelado.

Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão
O Jornal Novo Regional teve acesso a um vídeo do assalto a cabos de cobre perto do apeadeiro do Susão, na noite de 1 para... O conteúdo Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão aparece primeiro em .

Muitos exames obrigatórios podem originar menos candidaturas ao Ensino superior
É preciso avaliar as causas na quebra do número de candidatos ao Ensino Superior, cerca de 9 mil, mas o presidente do Conselho de Reitores admite que o número de exames obrigatórios seja uma das causas.