menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aquisição da Unbabel pela TransPerfect

A tecnológica portuguesa Unbabel, pioneira na tradução baseada em inteligência artificial, foi adquirida pela gigante norte-americana TransPerfect. Esta operação, cujo valor não foi revelado, marca um momento significativo para a inovação em Portugal, projetando a tecnologia nacional para uma escala global.
News ImageNews ImageNews Image

A norte-americana TransPerfect, considerada a maior fornecedora mundial de soluções linguísticas e de inteligência artificial (IA), adquiriu a plataforma portuguesa Unbabel.

O valor da transação não foi divulgado, mas a operação é descrita como “um marco de elevada importância para a inovação portuguesa”, que permitirá à tecnologia da Unbabel escalar a nível global.

Fundada em Lisboa em 2013, a Unbabel foi pioneira na tradução baseada em IA e a primeira startup portuguesa aceite na Y Combinator.

Desenvolveu tecnologias de ponta, como os modelos de linguagem (LLM) TowerLLM e COMET. A TransPerfect, por sua vez, é a maior empresa de tradução do mundo, com cerca de 8 mil colaboradores e clientes como a TAP Air Portugal.

A integração das tecnologias da Unbabel no seu portfólio GlobalLink visa consolidar a sua liderança em soluções de conteúdos baseados em IA. Com a aquisição, a equipa da Unbabel passará a integrar as operações da TransPerfect em Lisboa, que se tornará um centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa.

Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, garantiu que a “vasta maioria” dos trabalhadores transitará para a nova organização, embora algumas posições duplicadas possam ser resolvidas. Vasco Pedro, que supervisionará a integração durante alguns meses antes de fundar uma nova empresa, explicou que a decisão de vender surgiu da necessidade de escalar mais rapidamente face à aceleração da IA no setor da tradução. A parceria com a TransPerfect oferece acesso a uma vasta força de vendas e a uma grande base de clientes. Phil Shawe, presidente e co-CEO da TransPerfect, considera a combinação das tecnologias uma “grande vitória” para os clientes de ambas as empresas.

A operação ocorre após a Unbabel ter concluído um processo de despedimento coletivo em fevereiro e ter sido uma das premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia em junho do ano anterior.

Artigos

12