
Aquisição da Unbabel pela TransPerfect



A norte-americana TransPerfect, considerada a maior fornecedora mundial de soluções linguísticas e de inteligência artificial (IA), adquiriu a plataforma portuguesa Unbabel.
O valor da transação não foi divulgado, mas a operação é descrita como “um marco de elevada importância para a inovação portuguesa”, que permitirá à tecnologia da Unbabel escalar a nível global.
Fundada em Lisboa em 2013, a Unbabel foi pioneira na tradução baseada em IA e a primeira startup portuguesa aceite na Y Combinator.
Desenvolveu tecnologias de ponta, como os modelos de linguagem (LLM) TowerLLM e COMET. A TransPerfect, por sua vez, é a maior empresa de tradução do mundo, com cerca de 8 mil colaboradores e clientes como a TAP Air Portugal.
A integração das tecnologias da Unbabel no seu portfólio GlobalLink visa consolidar a sua liderança em soluções de conteúdos baseados em IA. Com a aquisição, a equipa da Unbabel passará a integrar as operações da TransPerfect em Lisboa, que se tornará um centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa.
Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, garantiu que a “vasta maioria” dos trabalhadores transitará para a nova organização, embora algumas posições duplicadas possam ser resolvidas. Vasco Pedro, que supervisionará a integração durante alguns meses antes de fundar uma nova empresa, explicou que a decisão de vender surgiu da necessidade de escalar mais rapidamente face à aceleração da IA no setor da tradução. A parceria com a TransPerfect oferece acesso a uma vasta força de vendas e a uma grande base de clientes. Phil Shawe, presidente e co-CEO da TransPerfect, considera a combinação das tecnologias uma “grande vitória” para os clientes de ambas as empresas.
A operação ocorre após a Unbabel ter concluído um processo de despedimento coletivo em fevereiro e ter sido uma das premiadas com 250 mil euros pela Comissão Europeia em junho do ano anterior.
Artigos
12











Economia
Ver mais
Comprador da TAP impedido de vender por cinco anos
Caderno de encargos estabelece que dono de 44,9% do capital da companhia aérea fica impossibilitado de alienar a sua participação por um período de cinco anos.

Interessados já podem levantar o caderno de encargos da TAP
A corrida à venda da TAP já teve o tiro de partida. O Governo publicou esta segunda-feira o caderno de encargos que dá a conhecer todas as especificidades da privatização da companhia aérea e já há interessados para levantar o dossiê.

Otimismo “ma non troppo”
O aumento dos gastos, combinado com a redução da receita fiscal, pode ser meio caminho para um aumento da pressão sobre as contas públicas com efeitos imprevisíveis.

Interessados já podem levantar o caderno de encargos da TAP
A corrida à venda da TAP já teve o tiro de partida. O Governo publicou esta segunda-feira o caderno de encargos que dá a conhecer todas as especificidades da privatização da companhia aérea e já há interessados para levantar o dossiê.