
Conselho de Administração Executivo da Caixa Central do Crédito Agrícola Mútuo tem novo presidente para o triénio 2025-2027



A Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM) tem uma nova administração para o triénio 2025-2027, que já tomou posse e iniciou funções após receber o aval do Banco de Portugal. Sérgio Raposo Frade assume a presidência do Conselho de Administração Executivo, tendo sido eleito em Assembleia Geral com mais de 96% dos votos das Caixas Associadas. Com mais de duas décadas de experiência no setor financeiro, Frade integrava a administração executiva da Caixa Central desde 2013, desempenhando o cargo de Diretor Financeiro (CFO) desde 2017. No seu discurso de tomada de posse, afirmou assumir a função com "um profundo sentido de missão e de responsabilidade", visando dar continuidade ao crescimento do grupo. Sérgio Raposo Frade sucede a Licínio Pina, que esteve à frente do Conselho de Administração Executivo nos últimos 12 anos.
Durante a liderança de Pina, o Grupo Crédito Agrícola implementou reformas estruturais, como a profissionalização da gestão das Caixas, o reforço da representatividade feminina nos órgãos sociais e a melhoria dos indicadores financeiros.
Este percurso culminou com a obtenção de um lucro histórico de 438 milhões de euros em 2024 e um rácio de capital CET 1 de 24,0%.
Licínio Pina transita agora para a presidência do Conselho Superior da entidade.
O novo Conselho de Administração Executivo é ainda composto pelos vogais Ana Paula Ramos, Ana Garcia Rodrigues, Filomena Ferraz de Oliveira, João Laranjeira, José Henriques e Rodolfo Varela Pinto. Foram também empossados os restantes órgãos sociais, destacando-se a nomeação de João Nuno Mendes, antigo Secretário de Estado das Finanças, para a vice-presidência do Conselho Geral e de Supervisão. Elísio Brandão, antigo presidente da Assembleia Municipal de Arouca, integra o Conselho Superior, indicado pelo Crédito Agrícola do Noroeste.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Transportes públicos gratuitos são "solução de eficácia limitada"
A especialista em planeamento de transportes Cecília Silva disse à Lusa que a gratuitidade dos transportes públicos é uma "solução de eficácia limitada", pois normalmente não significa uma mudança de hábitos de quem usa o automóvel.

Como as tarifas ao Brasil estão a reforçar o papel da China nas terras raras
As reservas brasileiras de terras raras tornaram-se palco de uma disputa global, com Washington a endurecer posições e Pequim a reforçar a influência na cadeia de fornecimento destes minerais estratégicos.

Sony aumenta os preços das consolas PlayStation nos EUA devido às tarifas impostas por Trump
A Sony anunciou que aumentaria os preços das suas consolas PlayStation devido às tarifas impostas por Donald Trump, o mais recente aumento de preços na indústria dos jogos, depois de a Nintendo e a Microsoft terem feito aumentos semelhantes nos custos das suas consolas Switch e Xbox. A Sony anunciou esta semana que aumentaria os […] The post Sony aumenta os preços das consolas PlayStation nos EUA devido às tarifas impostas por Trump appeared first on Forbes Portugal.

Empreitada de 7,81 milhões vai reforçar rede elétrica do Porto de Aveiro
Foi lançado o concurso público para obra de 7,81 milhões de euros, que é «estratégica para o futuro da infraestrutura portuária e para a concretização dos objetivos de transição energética»