
Nova linha de prevenção do suicídio terá o número próprio 1411



A nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, com o número 1411, entrará em funcionamento no dia 10 de setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Este serviço, criado por lei no início de 2024 e agora regulamentado por uma portaria publicada em Diário da República, visa prevenir o suicídio e comportamentos autolesivos, garantindo apoio especializado, gratuito e disponível 24 horas por dia, durante todo o ano.
O atendimento será assegurado por profissionais de saúde com formação em saúde mental e suicidologia, nomeadamente psicólogos clínicos e da saúde, e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.
Numa fase inicial, a linha contará com profissionais do serviço de aconselhamento psicológico da linha SNS 24 que possuem formação específica na área. Embora integrada no SNS 24 e em articulação com o seu serviço de aconselhamento, a nova linha operará de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios.
A coordenação da linha 1411 ficará a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que serão também responsáveis pela formação inicial e contínua dos profissionais e pela divulgação nacional do serviço.
Recentemente, foi criada a figura do coordenador clínico para esta linha.
A portaria, assinada pela secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, garante que toda a informação dos utentes será tratada com estrita confidencialidade. A regulamentação do serviço foi desenvolvida em articulação com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e contou com a audição de diversas ordens profissionais e sociedades científicas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2021, registaram-se em Portugal 934 mortes por suicídio, o que corresponde a uma taxa de nove por 100.000 habitantes. A nível global, a Organização Mundial da Saúde estima que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente.
Artigos
25
























Atualidade
Ver mais
Suspeita de atear fogo em Águeda detida. "Desequilíbrio psiquiátrico"
A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma mulher de 50 anos por ser suspeita de crime de incêndio florestal, que ocorreu na passada segunda-feira. O fogo foi combatido por populares e bombeiros.

Parlamento unânime no pesar pelo "trágico acidente" em Lisboa
A Assembleia da República manifestou hoje o seu pesar pelo "trágico acidente" com o elevador da Glória, agradeceu "a abnegação e o espírito de serviço" das equipas de socorro e manifestou solidariedade à cidade de Lisboa.

Dois jovens de 16 e 17 anos detidos com armas de "grandes dimensões"
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois jovens de 16 e 17 anos por estarem na posse de duas armas brancas de "grandes dimensões" - duas facas, que foram apreendidas.

Ministra sueca desmaia em conferência. O que é a hipoglicemia?
A ministra da Saúde da Suécia desmaiou durante uma conferência de imprensa. Mais tarde, veio a dizer que se tratou de uma quebra dos níveis de açúcar, mais conhecido como hipoglicemia. Sabe do que se trata?