menulogo
Notícias Agora
user
Close

Nova linha para prevenir o suicídio entra hoje em funcionamento

Portugal lança uma nova linha nacional de prevenção do suicídio, com o número 1411, para combater um problema que causa em média três mortes por dia no país. O serviço, disponível 24 horas por dia, entra em funcionamento no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
News ImageNews ImageNews Image

A nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, com o número 1411, entrou em funcionamento a 10 de setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Esta iniciativa surge como resposta a um grave problema de saúde pública em Portugal, onde, em média, ocorrem três suicídios por dia.

A criação da linha foi aprovada por lei no parlamento no início de 2024, com o objetivo de prevenir o suicídio e os comportamentos autolesivos.

O serviço está disponível 24 horas por dia, durante todo o ano e em todo o território nacional.

A garantia de qualidade é um aspeto central, sendo o atendimento assegurado por profissionais com formação especializada em saúde mental e suicidologia, nomeadamente psicólogos clínicos e da saúde, e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica. Segundo Ana Matos Pires, da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a experiência da linha nacional francesa foi tida em conta na sua criação.

É importante salientar que a linha 1411 não funciona como uma consulta ou um serviço de acompanhamento clínico.

Foi elaborado um fluxograma para o encaminhamento dos casos, conforme a necessidade.

Em situações de risco iminente, a chamada pode ser reencaminhada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ou para o INEM. Noutros casos, o utente pode ser orientado para um serviço de urgência ou para uma consulta nos cuidados de saúde primários. Apesar de estar integrada na linha SNS 24, a linha de prevenção do suicídio opera de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios.

A sua coordenação está a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Toda a informação pessoal e clínica partilhada pelos utentes é tratada com total confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção de dados.

Artigos

15

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa