
Nova linha para prevenir o suicídio entra hoje em funcionamento



A nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, com o número 1411, entrou em funcionamento a 10 de setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Esta iniciativa surge como resposta a um grave problema de saúde pública em Portugal, onde, em média, ocorrem três suicídios por dia.
A criação da linha foi aprovada por lei no parlamento no início de 2024, com o objetivo de prevenir o suicídio e os comportamentos autolesivos.
O serviço está disponível 24 horas por dia, durante todo o ano e em todo o território nacional.
A garantia de qualidade é um aspeto central, sendo o atendimento assegurado por profissionais com formação especializada em saúde mental e suicidologia, nomeadamente psicólogos clínicos e da saúde, e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica. Segundo Ana Matos Pires, da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a experiência da linha nacional francesa foi tida em conta na sua criação.
É importante salientar que a linha 1411 não funciona como uma consulta ou um serviço de acompanhamento clínico.
Foi elaborado um fluxograma para o encaminhamento dos casos, conforme a necessidade.
Em situações de risco iminente, a chamada pode ser reencaminhada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ou para o INEM. Noutros casos, o utente pode ser orientado para um serviço de urgência ou para uma consulta nos cuidados de saúde primários. Apesar de estar integrada na linha SNS 24, a linha de prevenção do suicídio opera de forma totalmente autónoma, com identidade e número próprios.
A sua coordenação está a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Toda a informação pessoal e clínica partilhada pelos utentes é tratada com total confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção de dados.
Artigos
15














Atualidade
Ver mais
PJ detém oito suspeitos de crimes violentos em Lisboa
Oito pessoas foram detidas em Lisboa por suspeitas de crimes de homicídio na forma tentada, sequestro agravado, extorsão, ofensas à integridade física, ameaças e detenção e uso de armas proibidas, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Detidos oito suspeitos de crimes violentos em Lisboa
Os detidos, com idades compreendidas entre os 28 e 50 anos têm vastos antecedentes criminais

Detidos oito suspeitos de crimes violentos em Lisboa
Os detidos, com idades compreendidas entre os 28 e 50 anos têm vastos antecedentes criminais

Penafiel inaugura novo centro de saúde em Novelas
Este domingo de manhã a Câmara Municipal de Penafiel vai inaugurar a unidade de saúde familiar de S. Martinho. O novo centro de saúde está situado junto ao centro de transportes de Penafiel, perto da estação de comboios de Novelas. Esta inauguração está enquadrada no âmbito do investimento do municipio na área da saúde, com