
Portugal sob onda de calor intensa e risco máximo de incêndio



Portugal continental está a ser atingido por uma onda de calor, com temperaturas a ultrapassarem os 40 graus Celsius em diversas localidades e as noites a manterem-se quentes, com mínimas acima dos 20 graus.
O concelho de Mora, no Alentejo, registou consecutivamente as temperaturas mais altas do país, atingindo 41,6ºC na quarta-feira, 30 de julho.
Outras zonas como Alvega (Abrantes), Coruche e Santarém também ultrapassaram a marca dos 40ºC.
Em consequência, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 13 distritos sob aviso amarelo, incluindo Évora e Santarém, pelo menos até sábado.
A previsão aponta para um agravamento do calor com a chegada de uma nova massa de ar tropical vinda do Norte de África, que se fixará sobre a Península Ibérica a partir de domingo, 3 de agosto. Espera-se que as temperaturas possam atingir valores entre os 45ºC e os 50ºC entre domingo e terça-feira, com o pico da onda de calor previsto entre os dias 3 e 6 de agosto.
As noites serão igualmente muito quentes, dificultando o descanso da população e o trabalho dos operacionais no terreno.
Este cenário de calor extremo eleva o perigo de incêndio rural para o nível "máximo" ou "muito elevado" na maior parte do território, um alerta que se deverá prolongar por pelo menos mais oito dias. Já se registam incêndios de grande dimensão no centro e norte do país, nomeadamente em Ponte da Barca, Arouca e Penamacor, que mobilizam bombeiros de várias regiões. Nas zonas de Arouca e Ponte da Barca, os termómetros deverão ultrapassar os 40ºC no fim de semana.
Um artigo de opinião contextualiza a situação, notando que enquanto em Portugal estas temperaturas são vistas como "Verão", na Bélgica, valores acima dos 25ºC já motivam um estado de pré-emergência.
Artigos
21




















Atualidade
Ver mais
Agência admite "debilidades crónicas" na gestão do combate a incêndios
O presidente da agência integrada dos fogos rurais disse hoje que "há debilidades crónicas" na gestão do dispositivo de combate, avançando que este ano o sistema não conseguiu proteger as aldeias e gerir o fogo dentro das florestas.

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

Hipertensão afeta 2,5 milhões de adultos em Portugal, metade sem controlo
Cerca de 2,5 milhões de adultos portugueses sofriam de hipertensão em 2024, um número que representa 41% da população entre os 30 e 79 anos, sendo que cerca de metade não tem a condição controlada.

Chamadas policiais falsas: desconfie de telefonemas em inglês
Existem cada vez mais relatos de consumidores portugueses a receber telefonemas fraudulentos em que alegam tratar-se de uma autoridade policial oficial. Saiba como identificar este esquema de burla.