menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Jato Polar e NAO Negativa Ditames de Novembro: Portugal Prepara-se para Chuva Intensa e Persistente

Portugal continental prepara-se para uma segunda semana de novembro marcada por instabilidade atmosférica severa, com a chegada de frentes atlânticas ativas que prometem chuva persistente, vento forte e trovoadas, antecipando um regresso do tempo outonal com intensidade acima da média.
News ImageNews ImageNews Image

Após um episódio de chuva e trovoada nesta sexta-feira, que colocou sete distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo (Viseu, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro), a previsão aponta para um fim de semana mais seco e ameno.

A influência de um anticiclone trará maior estabilidade, com céu pouco nublado e temperaturas máximas a rondar os 17 ºC no Porto, 20 ºC em Lisboa e 21 ºC em Faro, embora com possibilidade de neblinas e nevoeiros matinais.

A acalmia será breve, pois a segunda semana de novembro, entre os dias 10 e 16, será marcada pelo regresso de instabilidade acentuada. A principal causa é a combinação de uma corrente de jato polar mais ondulante e a sul da sua posição habitual com um índice de Oscilação do Atlântico Norte (NAO) em valores negativos. Esta configuração atmosférica favorece a formação de depressões profundas e a passagem sucessiva de frentes frias ativas sobre a Península Ibérica, um padrão que recentemente também afetou Espanha com mau tempo em cidades como Barcelona e Palma de Maiorca.

As previsões, baseadas no modelo europeu ECMWF, indicam anomalias positivas de precipitação, ou seja, chuva acima da média para a época, em quase todo o território.

As regiões do Noroeste, como Minho e Douro Litoral, serão as mais afetadas, com acumulados que poderão atingir entre 100 e 150 milímetros. No Centro, em distritos como Viseu, Coimbra e Leiria, os valores poderão situar-se entre 60 e 75 milímetros.

O vento também soprará forte, com rajadas que podem aproximar-se dos 100 km/h nas terras altas e no litoral, acompanhado de forte agitação marítima.

A única exceção será o arquipélago dos Açores, que deverá permanecer com tempo mais seco. A segunda quinzena do mês poderá manter esta variabilidade, alternando períodos de instabilidade com tempo seco.

Artigos

18
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
News Image
Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula

Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

Source LogoNotícias em Direto
News Image
Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
Concessão para reabilitação de vivendas no porto da Nazaré sob suspeita de corrupção e branqueamento

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Source LogoJornal das Caldas
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones