Tragédia nos Himalaias: Avalancha e Tempestades de Neve Ceifam Vidas no Nepal



A semana começou de forma trágica nos Himalaias nepaleses, com um total de nove mortos confirmados em dois acidentes separados. Sete pessoas perderam a vida na sequência de uma avalancha no pico de Yalung Ri, no leste do Nepal, enquanto outras duas, de nacionalidade italiana, morreram devido a fortes tempestades de neve no Monte Panbari, a oeste. O incidente mais mortífero ocorreu na manhã de segunda-feira, quando uma avalancha arrastou 12 pessoas de um acampamento base em Yalung Ri, uma montanha com 5.630 metros de altitude no distrito de Dolakha.
Entre as sete vítimas mortais confirmadas pela agência organizadora da expedição estão três italianos, um alemão, um francês e dois nepaleses. As operações de resgate, que segundo uma das agências sofreram atrasos, conseguiram salvar cinco sobreviventes: dois franceses, dois nepaleses e um quinto alpinista de nacionalidade não especificada.
Os feridos foram transportados de helicóptero para Katmandu e encontram-se em condição estável. As equipas de resgate continuavam no terreno para recuperar os corpos das vítimas.
Num outro acidente, os alpinistas italianos Stefano Farronato e Alessandro Caputo morreram após serem surpreendidos por fortes tempestades de neve enquanto escalavam o Monte Panbari.
Faziam parte de uma expedição de três pessoas, com a qual se perdeu o contacto na sexta-feira.
O líder da expedição, que se encontrava no acampamento base, foi resgatado no domingo.
Estes acidentes ocorrem num contexto de condições meteorológicas severas no Nepal, agravadas pela passagem do ciclone Montha na semana anterior, que provocou chuvas intensas e neve.
As expedições de outono nos Himalaias, região que acolhe oito dos dez picos mais altos do mundo, são consideradas mais perigosas devido aos dias mais curtos, temperaturas mais baixas e maior acumulação de neve, em comparação com a época alta da primavera.
Artigos
8Mundo
Ver mais
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, revelou-se esta terça-feira “profundamente preocupado com as contínuas quebras do cessar-fogo” na Faixa de Gaza. Foi no decorrer de uma conferência de imprensa inserida na II Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, em Doha, no Qatar, que o antigo primeiro-ministro português se manifestou visivelmente consternado […] O conteúdo GUTERRES ALERTA PARA AS “CONTÍNUAS QUEBRAS DO CESSAR-FOGO” EM GAZA aparece primeiro em 24Horas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a presidente moldava, Maia Sandu, uniram esforços para pressionar a União Europeia a acelerar o processo de adesão dos seus países, reagindo ao mais recente relatório de alargamento da Comissão Europeia.

Joseph Martin Figueira foi detido em maio de 2024 e enfrentava inicialmente seis acusações, incluindo conspiração, espionagem e incitamento ao ódio.

Kim Yong Nam cumpriu o papel de chefe de Estado, ainda que nominal, por mais de vinte anos




