
Sem telemóveis. Antena 1 esteve numa escola de Lisboa a ouvir a opinião dos alunos



O arranque do ano letivo fica marcado pela implementação de novas regras governamentais, nomeadamente a proibição da utilização de telemóveis para alunos até ao sexto ano.
A medida foi implementada em várias escolas do país, como a Escola Básica de Marvila, em Lisboa, e a Escola Básica Dom Pedro I, em Vila Nova de Gaia. Na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, a proibição abrange todos os ciclos de ensino.
Os alunos do ensino básico devem manter os dispositivos desligados e guardados nas mochilas em todo o recinto escolar.
Para o ensino secundário, a restrição aplica-se nos blocos de aulas e espaços sinalizados.
No entanto, o regulamento interno da escola prevê exceções.
Uma delas destina-se a alunos cuja língua materna não é o português, como o caso de Kubra, uma aluna turca de 11 anos que utiliza o telemóvel para tradução, facilitando a sua comunicação. Outras exceções incluem a utilização para fins pedagógicos sob autorização do professor, e para alunos com problemas de saúde comprovados que necessitem de monitorização através de aplicações, como o controlo de glicemia em diabéticos.
A opinião dos alunos mais novos parece ser favorável à medida.
Carolina Soares, de 10 anos, que não tem telemóvel, defende que “a vida cá fora é que importa e conviver também faz bem”. A sua colega, Maria João Alves, lamenta que quando as amigas usam o telemóvel é “logo isolada”, pelo que vê a proibição como uma oportunidade para mais crianças brincarem juntas. José Maria, de 9 anos, partilha da mesma opinião: “Acho bem que não haja telemóvel para eu poder brincar”.
Apesar de ser vista como benéfica para a socialização, a medida poderá trazer novos desafios.
Prevê-se que os diretores de turma tenham de lidar com mais conflitos e um aumento da agressividade. Para os pais, surge o desafio de atuarem como “treinadores”, uma vez que as crianças poderão recorrer mais aos telemóveis no ambiente familiar.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Praia da Nazaré interditada a banhos pela terceira vez este verão
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma “escorrência” detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares. Em reunião pública, o presidente da Câmara, Manuel Sequeira, disse segunda-feira que no domingo “foi detetada uma terceira escorrência”, […]

Acção de informação assinala Dia da Pessoa com Demência no Funchal
A 21 de Setembro comemora-se o Dia da Pessoa com Demência. Para assinalar a efeméride, a Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal promove acção de informação "Demência e Envelhecimento Activo: Caminhos partilhados para cuidar com Inovação e Humanidade". O evento terá lugar na próxima sexta-feira, 19 de Setembro, entre as 15 e as 17 horas, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal. A sessão será aberta por Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal com o pelouro da Saúde e Política

Rapaz ferido em atropelamento em Poiares
Seguia de trotinete numa rotunda

20 minutos: Secretário de Estado da Agricultura nega saber de investigação e Ministra da Saúde admite situação preocupante em Setúbal
O Secretário de Estado da Agricultura está a ser investigado por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais. À SIC, João Moura afirmou não ter conhecimento da investigação. O Primeiro-Ministro defende que uma denúncia anónima não é suficiente para afastar alguém de funções. A Ministra da Saúde reconhece que o encerramento das urgências na Península de Setúbal é um sinal de um plano que falhou e promete nova legislação até ao final do ano.