
Novo balcão para pedidos de nacionalidade no Parque das Nações não resolve problemas de espera



Um novo “Balcão da Nacionalidade” abriu ao público esta segunda-feira, 1 de setembro, no Parque das Nações, em Lisboa.
O espaço, gerido pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), localiza-se na Alameda dos Oceanos, n.º 67-L, junto ao Campus de Justiça, e tem como objetivo centralizar todo o atendimento presencial que anteriormente se encontrava dividido entre a Conservatória dos Registos Centrais, na Rua Rodrigo da Fonseca, e o Espaço Registos da Expo.
Segundo um comunicado do IRN, esta reorganização pretendia oferecer mais espaço, melhores instalações e maior acessibilidade, de forma a elevar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
A expectativa era dar resposta tanto a atendimentos espontâneos como aos realizados por agendamento.
No entanto, o dia de abertura foi marcado por constrangimentos, com dezenas de pessoas a formarem longas filas desde cedo e a manifestarem queixas sobre o funcionamento do sistema.
Este novo balcão opera das 9h00 às 16h00 para atendimento com e sem marcação, estendendo o horário até às 19h00 exclusivamente para os casos com agendamento prévio. O IRN informou que os cidadãos com agendamentos anteriores para as antigas localizações estavam a ser contactados para confirmação da data e informação sobre a nova morada.
A abertura do balcão ocorre num contexto em que existem cerca de 700 mil pedidos de cidadania portuguesa em atraso, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado.
Apesar da criação deste novo espaço físico, o IRN continua a aconselhar a utilização de canais não presenciais.
Os cidadãos podem enviar os seus requerimentos e documentos por correio postal.
Adicionalmente, está disponível um portal online (justica.gov.pt) para a submissão de todos os tipos de pedidos de nacionalidade, sendo o seu uso exclusivo e obrigatório para mandatários, como advogados e solicitadores, que representem cidadãos estrangeiros.
Artigos
13












Atualidade
Ver mais
Oito feridos em incêndio num lar de idosos em Mangualde
Um incêndio que deflagrou hoje num lar de idosos em Mangualde, no distrito de Viseu, provocou oito feridos ligeiros por inalação de fumo, que tiveram de receber assistência hospitalar, disse à agência Lusa a Proteção Civil.

Obras na Escola Secundária do Entroncamento continuam à espera de financiamento
A necessária requalificação da Escola Secundária do Entroncamento está dependente da aprovação de comparticipação e o novo ano lectivo vai arrancar sem novidades. Assunto foi debatido na última reunião de câmara.

Incêndio num lar de idosos em Mangualde provoca oito feridos ligeiros
Um incêndio que deflagrou hoje num lar de idosos em Mangualde, no distrito de Viseu, provocou oito feridos ligeiros por inalação de fumo, que tiveram de receber assistência hospitalar, disse à agência Lusa a Proteção Civil. Segundo fonte do Comando Sub-Regional Viseu Dão Lafões, o incêndio teve origem na cozinha do lar e o alerta […] The post Incêndio num lar de idosos em Mangualde provoca oito feridos ligeiros first appeared on Jornal do Centro.

Incêndio num lar de idosos em Mangualde provoca oito feridos ligeiros
Fogo teve origem na cozinha do lar e o alerta foi dado às 10:30